PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ADRIANA MONTENEGRO DE ALBUQUERQUE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA MONTENEGRO DE ALBUQUERQUE
DATA: 22/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: sala de aula
TÍTULO: Efetividade de uma intervenção educativa no conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre prevenção de lesão por pressão na terapia intensiva.
PALAVRAS-CHAVES: Lesão por Pressão. Conhecimento. Prevenção. Intervenção Educativa. Aprendizagem Significativa. Terapia Intensiva. Enfermagem.
PÁGINAS: 213
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: A prevencao de lesao por pressao e um fator fundamental na qualidade assistencial de um paciente critico na terapia intensiva. Objetivo: Analisar a efetividade de intervencao educativa no conhecimento de profissionais de enfermagem de terapia intensiva, no que concerne a prevencao de lesao por pressao. Metodo: Pesquisa quase experimental, comparativa e de intervencao educativa, com abordagem quanti-qualitativa, realizada de marco a novembro de 2018, com profissionais de enfermagem de terapia intensiva. A pesquisa constou de tres etapas: 1ª) Caracterizacao sociodemografica e aplicacao do Teste de Conhecimento sobre lesao por pressao (TCLP-Caliri-Pieper), demoninado pre-teste, constituido de 41 questoes objetivas sobre Avaliacao, Estadiamento e Prevencao; 2ª) Intervencao Educativa intitulada “Prevencao da lesao por pressao na terapia intensiva”, pautada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Aplicou-se metodologia ativa por meio de questoes problematizadoras e estudos de casos clinicos elaborados para a realidade da terapia intensiva, com leitura e discussao entre os profissionais, totalizando 18 intervencoes nas seis unidades de terapia intensiva pesquisadas, e 3ª) Aplicacao do Pos-teste (TCLP-Caliri-Pieper). Os dados foram coletados apos aprovacao do comite de etica sob parecer Nº. 2.495.293, e analisados por meio da estatistica descritiva e inferencial (teste Mann-Whitney, Wilcoxon, indice de dificuldade Rash e Alpha de Crombrach). Resultados: Participaram 145 profissionais de enfermagem no pre-teste e 91 na intervencao educativa e pos-teste. Predominou o sexo feminino (78,6%), a faixa etaria de 31 a 50 anos (80,0%), experiencia profissional em terapia intensiva de 6 a 10 anos (32,4%), com pos-graduacao em nivel de especializacao (69,0%). A avaliacao dos dados qualitativos relacionados as questoes problematizadoras resultou em sete categorias tematicas com subcategorias. A intervencao educativa possibilitou a interacao entre a pesquisadora e os profissionais, que potencializou reflexao pela tematica e compartilhamento de experiencias praticas, na qual aplicaram-se os sete passos descritos pelo teorico para a aprendizagem significativa. Identificou-se 34 questoes no pos-teste com indices igual ou >90% para as dimensoes avaliacao, estadiamento e prevencao que apresentou resultados estatisticamente significativos com valor-p <0,005. Consideracoes Finais: A intervencao educativa mostrou-se efetiva, revelando alteracoes significativas na mudanca de conhecimento teorico pos-aprendizagem dos profissionais de enfermagem, confirmando a hipotese alternativa desta pesquisa.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONÇA
Externo à Instituição - MARIA AMELIA DE SOUZA
Presidente - 337282 - MARIA JULIA GUIMARAES OLIVEIRA SOARES
Interno - 336720 - MARTA MIRIAM LOPES COSTA
Interno - 1222702 - SIMONE HELENA DOS SANTOS DE OLIVEIRA