PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: MAILSON MARQUES DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAILSON MARQUES DE SOUSA
DATA: 07/10/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Telemedicina - HULW
TÍTULO: Efeito de comunicação persuasiva na intenção comportamental de redução do consumo de sal em pessoas com insuficiência cardíaca
PALAVRAS-CHAVES: Insuficiência Cardíaca; Dieta Hipossódica; Comunicação Persuasiva; Mídia Audiovisual; Teoria Social.
PÁGINAS: 140
RESUMO: Introdução: A redução no consumo de sal na dieta de pessoas com insuficiência cardíaca (IC) configura-se como uma recomendação não farmacológica para controle clínico e estabilidade da doença. Contudo, a literatura evidencia baixa adesão a essa medida de proteção à saúde. Neste sentido, a Theory of Planned Behavior – TPB, aplica-se como um modelo para compreender a motivação do indivíduo para executar um determinado comportamento. Objetivo: avaliar o efeito de uma comunicação persuasiva na intenção comportamental de redução do consumo de sal na dieta em pessoas com IC. Método: Estudo de múltiplos métodos realizado em duas etapas. Na primeira etapa, empregou-se três fases: 1) Estudo com delineamento quantiqualitativo com a finalidade de levantar as crenças salientes relacionadas à redução do consumo de sal na dieta; 2) Estudo metodológico, elaborou-se questionário para mensurar os fatores determinantes da intenção comportamental de redução do consumo de sal com base nas crenças. Procedeu-se à validação de conteúdo e teste piloto; 3) Estudo de natureza tecnológica, foi construída e validada uma comunicação persuasiva, do tipo audiovisual, de curta duração, com o objetivo aumentar positivamente a intenção de pessoas com IC a reduzirem o consumo de sal na dieta. Na segunda etapa, realizou-se estudo quase-experimental, com grupo único, do tipo antes e depois, com abordagem quantitativa. Aplicou-se estatística descritiva e inferencial (teste de Wilcoxon, correlação de spearman e análise de regressão linear) com nível de significância de 0,05. O estudo foi aprovado com CAAE: 79911717.0.0000.5183. Resultados: Na etapa quase-experimental, participaram 82 pessoas com IC. Os escores médios das variáveis comportamentais aumentaram significativamente após exposição a comunicação persuasiva, indicando alta intenção comportamental para execução do comportamento. As crenças normativas se apresentaram antes e após exposição a comunicação persuasiva como variável significante na explicação da intenção comportamental de reduzir o consumo de sal na dieta. Conclusão: A comunicação persuasiva, mostrou-se ser eficaz para aumentar positivamente a intenção comportamental de redução do consumo de sal em pessoas com IC. Ressalta-se a importância de considerar a opinião de referentes sociais significativos nas estratégias de educação relacionadas ao manejo terapêutico da IC.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCO STELIO DE SOUSA
Interno - 3226188 - MARIA ELIANE MOREIRA FREIRE
Interno - 337282 - MARIA JULIA GUIMARAES OLIVEIRA SOARES
Externo à Instituição - ROSANA APARECIDA SPADOTI DANTAS
Presidente - 1222702 - SIMONE HELENA DOS SANTOS DE OLIVEIRA