PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: RAFAELLA FELIX SERAFIM VERAS

DISCENTE: RAFAELLA FELIX SERAFIM VERAS
DATA: 31/03/2020
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Processo de design de serious game sobre prevenção de quedas em pessoas idosas hospitalizadas: Definição de conteúdo
PALAVRAS-CHAVES: Acidentes por quedas, Segurança do paciente, Jogos de vídeo, Hospitalização.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: As pessoas idosas hospitalizadas apresentam risco elevado para quedas devido a ação sinérgica de elementos intrínsecos e extrínsecos. Portanto, o desenvolvimento de estratégias educativas para prevenção de quedas associadas a recursos tecnológicos, como serious games, tem o potencial de beneficiar estes indivíduos na preservação de sua segurança enquanto estão hospitalizadas. Objetivo: Determinar o conteúdo específico do design de um serious game sobre prevenção de quedas em pessoas idosas hospitalizadas. Método: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura sobre videogames para prevenção de quedas, esta teve a finalidade de apreender em estudos anteriores o uso de videogames como estratégia de prevenção de quedas e compôs a revisão da literatura do trabalho. Em seguida, desenvolveu-se um estudo metodológico executado em três etapas: 1 – Revisão integrativa da literatura sobre fatores de risco para quedas em pessoas hospitalizadas; 2 – Oficinas de trabalho com enfermeiros, pacientes e acompanhantes sobre prevenção de quedas em pessoas hospitalizadas; 3 – Determinação do conteúdo específico do serious game sobre prevenção de quedas em pessoas idosas hospitalizadas. Os dados referentes aos estudos incluídos na revisão sobre fatores de risco para quedas em pessoas hospitalizadas e da transcrição dos áudios das oficinas de trabalho ocorreu de forma automatizada por meio da ferramenta PorOnto, cuja finalidade foi permitir a identificação, seleção e categorização de termos relacionados ao tema com suas respectivas frequências de ocorrência nos textos analisados. Os resultados das revisões integrativas da literatura foram expostos em quadros e fluxogramas e os dados das oficinas de trabalho e do conteúdo específico do serious game foram apresentados por meio de Mapas Conceituais contendo os elementos-chave para ocorrência de quedas em pessoas hospitalizadas. Resultados: A revisão integrativa da literatura sobre videogames para prevenção de quedas envolveu 25 estudos e estes tratavam de videogames voltados, em sua maioria, para pessoas idosas em ambiente domiciliar, cuja estratégia de prevenção de quedas envolvia a execução de exercícios para melhor desempenho físico e equilíbrio corporal. A identificação dos fatores de risco para quedas em pessoas hospitalizadas foi realizada a partir de 36 publicações, estas apresentaram 2248 termos relacionados a fatores intrínsecos e 512 que se relacionaram a fatores de risco extrínsecos. As oficinas de trabalho ocorreram com a participação de 15 enfermeiros, 09 pacientes e 11 acompanhantes. Estas permitiram a identificação e categorização de termos representados por meio de elementos-chave intrínsecos e extrínsecos para ocorrência de quedas em pessoas hospitalizadas e construção de Mapas Conceituais específicos de cada grupo, com suas respectivas categorias de termos relacionados ao tema e frequência de ocorrência. A identificação dos fatores de riscos apontados na literatura e dos elementos-chaves identificados nas oficinas de trabalho permitiu a determinação do conteúdo específico do design do serious game para prevenção de quedas em pessoas hospitalizadas representado por meio de um Mapa Conceitual que contemplou os elementos considerados nas etapas anteriores. Conclusão: A construção compartilhada do conteúdo específico do serious game tem o potencial de subsidiar a educação em saúde para prevenção de quedas por apresentar uma abordagem específica sobre o tema baseada na realidade daqueles que estão envolvidos no cuidado e na prevenção de acidentes em pessoas idosas hospitalizadas.
Presidente - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA
Interno - 4380117 - KENYA DE LIMA SILVA