PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RACHEL NOBREGA TOSCANO DE FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RACHEL NOBREGA TOSCANO DE FARIAS
DATA: 29/11/2018
LOCAL: Laboratório das linhas de Pesquisa do MPGOA
TÍTULO: Análise do processo de gestão da informação na Divisão de Educação e Capacitação Profissional da universidade Federal da Paraíba.
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem organizacional. Capacitação de Servidor Público. Informação. Gestão da Informação.
RESUMO: Em tempos de profundas transformações, desencadeadas pela globalização e pelo desenvolvimento de inovações tecnológicas, as empresas precisam se adaptar continuamente para se manterem competitivas. A partir da necessidade de inovar constantemente e de responder aos desafios impostos pelo atual cenário surgem as organizações aprendentes, com informações capazes de conferir-lhes vantagem competitiva. Como a informação passou a ser um dos recursos estratégicos mais importantes para a aprendizagem organizacional, as práticas de gestão da informação vem ganhando, cada vez mais, espaço nessas organizações. Desse modo, como as Instituições Públicas Federais de Ensino Superior (IFES) trabalham com um grande volume de informações e necessitam repensar e atualizar seus modelos de gestão, esse trabalho se propõe a analisar o processo de Gestão da Informação da Divisão de Educação e Capacitação Profissional (DECP) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), setor responsável pelo planejamento e execução de eventos de capacitação e qualificação, oferecidos aos servidores da Instituição. A pesquisa terá como base o modelo de gestão da informação proposto por Chun Wei Choo (2003), que possui um ciclo contínuo de seis processos correlatos. Em relação aos procedimentos metodológicos, será caracterizada como uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. A obtenção dos dados será efetuada a partir da pesquisa bibliográfica e documental, juntamente com a realização de entrevistas semiestruturadas. Na análise dos dados será utilizada a técnica da análise de conteúdo, proposta por Bardin.
Presidente - 774857 - JULIO AFONSO SA DE PINHO NETO
Interno - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA