PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: IARA MARIA NORONHA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IARA MARIA NORONHA DA SILVA
DATA: 13/12/2018
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DE PROJETOS DE LEITURA E ESCRITA E SUA INTERFACE COM UMA ESCOLA APRENDENTE: UMA PROPOSTA DE RETEXTUALIZAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Gestão de Projetos; Leitura e Escrita; Retextualização
RESUMO: O presente trabalho pretende analisar a gestão de projetos de leitura e escrita e a sua contribuição no processo ensino aprendizagem em uma escola pública municipal de João Pessoa. A escola se caracteriza como uma organização baseada em conhecimentos e a gestão de projetos é imprescindível para que as metas e objetivos sejam estabelecidos e alcançados pela equipe pedagógica fornecendo um feedback orientado onde se possa verificar os resultados das ações planejadas. A sala de aula também se caracteriza como um espaço de aquisição de conhecimentos e através do contato e utilização dos gêneros textuais, os alunos possam ter a oportunidade de conhecer tipos de texto e desenvolver habilidades leitoras. Partimos da proposta de retextualização enquanto processo que permite a transformação de um gênero em outro e o desenvolvimento da habilidade escritora. Nesse sentido, objetivamos abordar os gêneros textuais: contos e a história em quadrinhos, desenvolver o processo de retextualização desses gêneros, e apresentar a retextualização como um recurso metodológico para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. A retextualização será analisada através dos estudos dos gêneros textuais buscando a interação educando/texto, formando alunos leitores, com habilidades na escrita e na função social que os gêneros exercem, assim elaboradas a partir dos estudos de teóricos como Marchuschi (2008), Bakhtin (2011), Koch e Elias(2014), Dell´Isola(2007), entre outros. Os procedimentos metodológicos serão caracterizados como uma pesquisa de cunho qualitativa e os dados serão obtidos através da pesquisa-ação, envolvendo pesquisadores e participantes da situação de modo cooperativo e participativo; pretendemos também realizar oficinas de produção textual com proposta de retextualização com os gêneros contos e histórias em quadrinhos. Os resultados serão apresentados ao final da pesquisa.
Presidente - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ