PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON KARLO FERNANDES VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON KARLO FERNANDES VIEIRA
DATA: 27/11/2018
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: ESTIMATIVA DO CUSTO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO CAMPUS I DA UFPB ATRAVÉS DOS POÇOS ARTESIANOS BASEADO NO CONSUMO DE ENERGIA
PALAVRAS-CHAVES: Abastecimento de água. Sustentabilidade. Poços artesianos. Energia elétrica. Custo.
RESUMO: A água é um dos recursos naturais mais importantes, cuja utilização deve ser feita de maneira a não comprometer a disponibilidade para as gerações futuras. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o território brasileiro abriga mais de 13% da água doce do mundo. Embora seja um País privilegiado em relação à quantidade de mananciais, o elevado consumo somado ao desperdício de água tem alertado autoridades e população acerca da importância de economizar. A água é considerada pelo ordenamento jurídico brasileiro um bem de domínio público e um recurso natural limitado, dotado de valor econômico. No Brasil a utilização das águas subterrâneas tem crescido de forma acelerada, e as indicações são de que essa tendência deva continuar, mais do que uma reserva, elas devem ser consideradas um meio para acelerar o desenvolvimento econômico e social de determinadas regiões. Neste âmbito a sustentabilidade ambiental está relacionada com uso adequado e racional dos recursos naturais, levando em consideração sua capacidade limitada. Portanto, para ser sustentável, o desenvolvimento deve implementar eficiência econômica, proteger e restaurar os sistemas ecológicos e melhorar a qualidade de vida das populações, de acordo com Kats (1998). A proposta desta pesquisa consiste em determinar o consumo de energia associado à captação e distribuição de águas captadas por três poços artesianos localizados na UFPB – Campus I, junto ao Restaurante Universitária, visto que tais poços são responsáveis pelo abastecimento de maior parte do Campus. O desenvolvimento da pesquisa se justifica, pois a UFPB desconhece o consumo de água no Campus. Desconhece porque existem fontes de fornecimento de água alternativa, poços artesianos, para suprir as demandas necessárias ao funcionamento institucional, esse obscurantismo faz com que recursos naturais sejam desperdiçados, associado a esse desperdício vem o fator financeiro, já que as despesas mensais relativas à água e energia elétrica estão entre os maiores gastos da Administração. Através da mensuração destes custos é que se poderá realizar um gerenciamento sustentável e controle nos gastos.
Presidente - 1736271 - ELADIO JOSE DE GOES BRENNAND
Interno - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB