PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA KARLA FERNANDES DA SILVA GOES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA KARLA FERNANDES DA SILVA GOES
DATA: 12/12/2018
LOCAL: LLP/PPGOA
TÍTULO: O “QUARTO EXCLUÍDO”: GÊNEROS NÃO BINÁRIOS E FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA
PALAVRAS-CHAVES: Quarto excluído. Gênero não binário. Contextos de aprendizagem. Formação universitária.
RESUMO: No Século XXI, espectros de gêneros plurais compõem identidades, corpos, sexualidades e narrativas que, diante de suas performances e atos de gendramentos, muitas vezes expressam comportamentos de sociabilidade antagônicos às prescrições do falocentrismo (marca de poder da superioridade masculina), do patriarcado (autoridade masculina), da heteronormatividade (dispositivo de poder imposto como única identidade sexual válida), do heterossexismo (sistema ideológico que legitima a heterossexualidade como padrão) e do contrato heterossexual (sujeição do outro aos papéis de gênero normatizados), dentre outros fatores. Desta feita, na contemporaneidade, opera-se uma revolução de costumes sem precedentes em relação à diversidade de gênero, cuja resistência e enfrentamento históricos pautaram políticas públicas e conquistas de direitos, sobretudo nas últimas décadas. Como espaço social de (re)produção da cultura, a universidade é povoada por estudantes que se manifestam como gêneros não binários, e muitas vezes tal instituição não mantém diretrizes político-organizacionais nem acompanhamento pedagógico oportunos, o que pode causar desproporções excludentes. Diante disso, esta investigação objetiva compreender a não binaridade de gênero no cenário da formação universitária. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, do tipo exploratória. O universo será constituído pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP), cuja oferta de ensino dá-se a partir de três áreas do conhecimento: Ciências da Saúde, Ciências Exatas e Tecnológicas, e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. A amostragem será a não-probabilística, e selecionará como amostra aleatória dois docentes de cada área (seis ao todo), e também selecionará como amostra intencional dois estudantes por área (seis ao todo), estes últimos que expressem performances de gêneros não binários. Valer-se-á da perspectiva de organização de categorias como via de sistematização e interpretação dos resultados, cuja estratégia de coleta de dados dar-se-á a partir do método do “quarto excluído”, através do qual é possível reconhecer processos cognitivos (modo de pensar e agir do sujeito), a partir de perguntas orientadas pela escolha de imagens como respostas.
Presidente - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB
Interno - 3319360 - MARIA DA LUZ OLEGARIO