PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: EDUARDO MARTINS DE ARRUDA

DISCENTE: EDUARDO MARTINS DE ARRUDA
DATA: 03/05/2019
LOCAL: LLP do MPGOA
TÍTULO: ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE NO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS (SIGAA) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB): estudo sob a ótica de usuários com limitações visuais atendidos pelo Núcleo de Educação Especial (Nedesp)
PALAVRAS-CHAVES: Acessibilidade Digital. Deficiência visual. Nedesp - UFPB. SIGAA
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: O presente estudo objetivou apresentar um panorama atual no tocante a acessibilidade digital no Sistema Integrado de Gestao de Atividades Academicas (SIGAA) da Universidade Federal da Paraiba (UFPB). O SIGAA configura-se como principal meio digital acessado pelos discentes. Desse modo, disponibilizar um ambiente virtual academico devidamente acessivel, assim como nos seus sites e outros meios virtuais, deve ser uma das principais medidas adotadas pela UFPB. Visando sempre o cumprimento dos anseios da sociedade e de toda comunidade academica por condicoes mais igualitarias e justas ao acesso e vivencia no ensino superior, independente de qualquer limitacao fisica, motora, sensorial, mental ou psiquica. Alem disso, existem aspectos normativos e legais ao qual a instituicao se obriga a cumprir enquanto ambiente de ensino superior de ambito federal. A pesquisa foi fundamentada em dois momentos: (I) avaliacao automatica de acessibilidade e (II) realizacao de entrevistas com discentes cegos atendidos pelo Nucleo de Educacao Especial (Nedesp/UFPB). Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como do tipo exploratoria e descritiva, com abordagem quali-quantitativa. Os dados obtidos foram analisados e interpretados sob a luz da Analise de Conteudo (AC). Os resultados apurados nesta pesquisa apontam a ocorrencias de problemas de acessibilidade no SIGAA a serem melhorados e apresentam sugestoes e percepcoes dos discentes com deficiencia visual sobre o tema acessibilidade. Por fim, conclui-se pela complementariedade de diferentes abordagens utilizadas na identificacao de problemas de acessibilidade, sendo primordial sempre que possivel a participacao das pessoas com deficiencia para melhor compreensao da situacao.
Presidente - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS