PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: IARA MARIA NORONHA DA SILVA

DISCENTE: IARA MARIA NORONHA DA SILVA
DATA: 17/06/2019
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: GESTÃO DE PROJETOS DE LEITURA E ESCRITA E SUA INTERFACE COM UMA ESCOLA APRENDENTE: UMA PROPOSTA DE RETEXTUALIZAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Gestão de Projetos; Leitura e Escrita; Retextualização.
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente trabalho aborda a gestao de projetos de leitura e escrita e a sua contribuicao no processo ensino aprendizagem na Escola Municipal de Educacao Infantil e Ensino Fundamental Carlos Neves da Franca, localizada em Joao Pessoa, utilizando-se a estrategia da retextualizacao. A gestao de projetos e imprescindivel para que as metas e objetivos sejam estabelecidos e alcancados pela equipe pedagogica fornecendo um feedback das acoes planejadas. A sala de aula tambem se caracteriza como um espaco de aquisicao de conhecimentos e atraves do contato e utilizacao dos generos textuais, os alunos tem oportunidade de conhecer tipos de texto e desenvolver habilidades leitoras. Partimos da proposta de retextualizacao enquanto processo que permite a transformacao de um genero em outro e o desenvolvimento da habilidade escritora. A retextualizacao foi analisada atraves dos estudos dos generos textuais –contos e historias em quadrinhos- buscando a interacao educando/texto, formando alunos leitores, com habilidades na escrita e na funcao social que os generos exercem. A fundamentacao teorica se deu a partir dos estudos de Marchuschi (2008), Bakhtin (2011), Koch e Elias (2014), Dell´Isola (2007), entre outros. Os procedimentos metodologicos foram caracterizados como uma pesquisa de cunho qualitativa e os dados foram obtidos atraves da pesquisa-acao, envolvendo pesquisadores e participantes da situacao de modo cooperativo e participativo. A retextualizacao se mostrou eficaz tendo em vista que os alunos conseguiram fazer a reescrita do genero mantendo o mesmo sentido do texto-base e seguiram a estrutura da Historia em Quadrinho. Alem do mais, verificou-se a utilizacao de inferencias e apropriacao de conhecimentos previos, contribuindo assim para que o aluno se torne um leitor critico e um agente produtor do conhecimento.
Presidente - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ