PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: RAISSA KAREN GOMES DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAISSA KAREN GOMES DOS SANTOS
DATA: 19/06/2019
HORA: 09:00
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA JURÍDICA NO CURSO DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Processo de ensino-aprendizagem; Direito; Prática jurídica.
PÁGINAS: 83
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A Educacao Superior alem de gerar, disseminar e utilizar conhecimento, ela forma pessoas aptas a ingressar no mercado de trabalho, possuindo assim grande influencia estrategica tanto para o desenvolvimento economico como para o social. Diante da relevancia de se ter um ensino superior de qualidade, os cursos de Direito desenvolvem, atraves das disciplinas de praticas juridicas, habilidades nos alunos que permitam a aplicacao pratica do aprendizado teorico. Essas disciplinas desenvolvem atividades que permitem aos academicos de Direito o dominio e desempenho das profissoes juridicas, auxiliando e melhorando o processo de ensino-aprendizagem, bem como auxiliando na formacao profissional do aluno. Desta forma, a presente dissertacao objetivou analisar a contribuicao das disciplinas de praticas juridicas do curso de Direito, do Centro de Ciencias Juridicas, Campus I, da Universidade Federal da Paraiba, na formacao superior do aluno. O campo empirico correspondeu a UFPB, em especial ao Centro de Ciencias Juridicas, Campus I, e a amostra da pesquisa foi constituida por 40 discentes do curso de Direito e 1 gestor responsavel pelo Departamento de Direito Processual e Pratica Juridica. Quanto aos procedimentos metodologicos, caracterizou-se como uma pesquisa de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa, conduzida de forma exploratoria e descritiva, onde foi utilizado o metodo de Analise de Conteudo para diagnostico, atraves da categorizacao das respostas abertas. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados um questionario com questoes abertas e fechadas e uma entrevista estruturada com duas questoes abertas. A tabulacao dos dados quantitativos e os resultados foram auferidos estatisticamente atraves de planilhas eletronicas, onde posteriormente, procedeu-se a criacao de graficos que foram essenciais na analise das questoes para a demonstracao do desfecho da pesquisa. Os resultados evidenciaram a grande contribuicao dessas disciplinas na formacao superior do aluno e em sua vida profissional. Concluiu-se, portanto, que embora a grande contribuicao dessas disciplinas na formacao do aluno, e necessario algumas melhorias, que requer acoes na infraestrutura, no controle, orientacao e avaliacao dos docentes, no atendimento ao publico, na facilitacao ou ao acesso a justica e ate no resultado pratico esperado. Assim, com o objetivo de atender as demandas levantadas a partir dos resultados da pesquisa, sugerem-se uma reavaliacao dessas disciplinas a partir das necessidade dos alunos, na intencao de alcancar resultados positivos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Externo ao Programa - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Externo ao Programa - 2562955 - FERNANDA HOLANDA DE VASCONCELOS BRANDAO
Interno - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB
Interno - 774857 - JULIO AFONSO SA DE PINHO NETO