PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: PEDRO WEINY ALVES DA SILVA

DISCENTE: PEDRO WEINY ALVES DA SILVA
DATA: 10/06/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGE
TÍTULO: ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS: Compras e Serviços do Ministério Público da Paraíba.
PALAVRAS-CHAVES: Gestão da informação e do conhecimento. Mapeamento de Processos. Análise de Valor Agregado. BPMN.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Em um mundo competitivo e com recursos financeiros limitados, as organizacoes, inclusive tambem as publicas, cada vez mais se preocupam em garantir efetividade e eficiencia aos processos de gestao que detem. A administracao publica atualmente evolui em suas organizacoes atraves da adocao do modelo gerencial em contraponto ao modelo burocratico de gestao, muito embora este ultimo ainda tenha significativa evidencia nas organizacoes, por diversos fatores. Conhecer a fundo os processos organizacionais e entender a sua dinamica e fator primordial para a implantacao de uma cultura organizacional adequada e moderna. Nesse sentido, o mapeamento e as propostas de melhoria aos processos de gestao tem relevancia em auxiliar a alcancar tais objetivos, realizando transformacoes nas atividades das organizacoes. Este trabalho tem como objetivo, identificar possiveis pontos para melhoria no processo de compras e servicos por dispensa e inexigibilidade de licitacao desenvolvido pela Diretoria Administrativa e demais setores do Ministerio Publico da Paraiba. Para atingir este objetivo o trabalho utiliza-se de uma perspectiva da otica empregada pela gestao de processos de negocios, com suporte teorico da ISO-TR 26122:2008 e atraves de bibliografia correlata, expressando o desenho e o redesenho do processo organizacional atraves da notacao Business Process Modeling Notation (BPMN).
Presidente - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES
Externo ao Programa - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA