PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: ANTONIO FELIPE DOS SANTOS

DISCENTE: ANTONIO FELIPE DOS SANTOS
DATA: 03/06/2019
LOCAL: SALA DE REUNIÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO
TÍTULO: A ATUAÇÃO DOS PERPETRADORES DE VIOLAÇÕES AOS DIREITOS HUMANOS DA DITADURA MILITAR BRASILEIRA, NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Perpetradores. Ditadura. Universidade Federal da Paraíba.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo investigar a atuacao dos perpetradores de violacoes aos direitos humanos no ambito da Universidade Federal da Paraiba, no contexto da ditadura militar brasileira. Com uma abordagem metodologica baseada na pesquisa documental e analise de conteudo, a coleta de dados a respeito do tema sera transformada em um dossie, na tentativa de explicar a motivacao e os tipos de violacoes dos perpetradores. Para entender melhor o periodo da ditadura militar, faz-se necessario um enfoque voltado para os perpetradores, ja que os achados teoricos sobre o tema imergem, em sua maioria, na memoria obtida a partir dos relatos das vitimas. Utilizando-se de tematicas referentes aos direitos humanos, democracia e ditadura, forma-se um arco em torno das atuacoes autoritarias de agentes da ditadura a colaboradores da UFPB. A quebra desse paradigma, portanto, tem como foco descriptografar a atuacao de perpetradores de violacoes aos direitos humanos com recorte na referida instituicao de ensino superior.
Interno - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Presidente - 3319360 - MARIA DA LUZ OLEGARIO