PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: KAREN DE LUCENA CAVALCANTI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAREN DE LUCENA CAVALCANTI
DATA: 17/06/2019
HORA: 08:30
LOCAL: DIREÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO
TÍTULO: RELAÇÃO ENTRE A GESTÃO DE PROCESSOS E A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: Estudo de caso em uma Cooperativa de Crédito Central atuante no Nordeste
PALAVRAS-CHAVES: gestão de processos; aprendizagem organizacional; cooperativas de crédito
PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: As organizacoes buscam continuamente melhorar seus resultados atraves da eficiencia operacional e um dos grandes desafios e conseguir desenvolver a aprendizagem organizacional com este foco. Um dos metodos usados para alcancar a eficiencia operacional e a gestao de processos, contudo, pouco se tem de experiencias praticas que foquem suas analises na relacao entre gestao de processos e a aprendizagem organizacional. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo e analisar a relacao entre a gestao de processo e a aprendizagem organizacional, com enfoque no processo de Teste de Cadastro realizado pela Unidade de Controles Internos de uma Cooperativa de Credito Central que atua na regiao Nordeste. Para atingir os objetivos da pesquisa, foram utilizados metodos qualitativos com tecnicas de estudo de caso, aplicacao de entrevista semi estruturada e analise documental. A primeira etapa consiste em apresentar o contexto da instituicao onde o estudo foi realizado, integrado com o Cooperativismo Financeiro, e o contexto teorico da gestao de processos e aprendizagem organizacional. Na sequencia, foi abordada a gestao de processos na Cooperativa de Credito Central, com foco no mapeamento e redesenho do fluxo do Teste de Cadastro, utilizando a metodologia BPMN, o software Bizagi Modeler e tecnicas de estudo de caso. Ainda utilizando o estudo de caso, este estudo tambem apresentou a fase de implantacao do processo padronizado e redesenhado na rotina operacional e de capacitacao da equipe de trabalho com o objetivo de analisar se a gestao de processos pode ser usada como ferramenta complementar de aprendizagem organizacional no contexto da organizacao onde o estudo foi realizado. Por fim, utilizando as informacoes obtidas com as entrevistas, foram apresentados os resultados do estudo, que convergiram com as teorias apresentadas e permitiram concluir que ha uma relacao positiva entre a gestao de processos e a aprendizagem organizacional, com foco em melhoria da eficiencia operacional.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Externo ao Programa - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES
Presidente - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO