PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: ANNE LUDMILLA MAUL DE SOUZA

DISCENTE: ANNE LUDMILLA MAUL DE SOUZA
DATA: 27/06/2019
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO: SIGNIFICADOS ELABORADOS POR SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR
PALAVRAS-CHAVES: Assédio Moral no Trabalho; Significados; Aprendizagem, Serviço Público, Pesquisa Qualitativa.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Tem-se por objetivo nesse estudo descrever os significados do assedio moral no trabalho, elaborados por servidores publicos de uma instituicao publica federal de ensino superior. Participaram do estudo tecnicos e professores ativos do Centro de Educacao - CE e do Centro de Ciencias Humanas Letras e Artes - CCHLA da instituicao em estudo, escolhidos pela maior proximidade da pesquisadora, que e tambem servidora, com os referidos setores. Foram aplicados questionarios sociodemograficos e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram submetidos a analise de conteudo tematica com auxilio do software ALCESTE, baseando-se na perspectiva socio-historico-cultural. Os sign ificados de assedio moral no trabalho elaborados por servidores do servico publico foram configurados em tres classes: Concepcao de Assedio Moral no Trabalho com 44,90% das falas; Enfrentamento: Regulamentacao, Investigacao e Punicao com 22,45%; Relacao ‘eu e o outro’ com 32,65%. Conclui-se que o significado do assedio moral no trabalho elaborado pelos entrevistados deixa evidente a importancia do assunto, que deve ser discutido e analisado abundantemente. No ambiente academico e de aprendizagem, deixa ainda mais claro que as pessoas envolvidas procuram entender as consequencias que o problema pode causar na vida do individuo, na condicao de trabalhador bem como de estudante. A tomada de consciencia e a retomada da sua identidade pelo processo de aprendizagem e praxis podem promover a renovac&ati lde;o e transformacao do sujeito e dos contextos organizacionais frente as dificuldades e sofrimentos enfrentados e vinculadas a incidencia do assedio moral no ambiente do trabalho. Busca-se com o referido estudo, contribuir para a producao do conhecimento sobre a tematica posta, bem como, para reflexao sobre processos e praticas no cotidiano nas instituicoes de ensino superior, apresentando possiveis eixos tematicos para analise e possibilidades de intervencao e inspiracao de novos estudos.
Interno - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES
Presidente - 337147 - MARIA DE FATIMA FERNANDES MARTINS CATAO