PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMELLA ARRUDA ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMELLA ARRUDA ARAUJO
DATA: 18/10/2019
LOCAL: Sala do MPGOA
TÍTULO: POLÍTICAS DE POVOAMENTO EM REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS: perspectivas abrangendo as editoras universitárias.
PALAVRAS-CHAVES: Repositório Institucional. Povoamento. Produção científica. Editoras universitárias. Instituições Federais de Ensino Superior
RESUMO: A filosofia do acesso livre ao conhecimento científico tem se tornado muito mais difundida e relevante, devido ao grande volume de dados digitais gerados pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A proposta surge como uma necessidade em preservar a memória institucional e de manter a busca e o acesso, por parte da sociedade, ao que é desenvolvido nas pesquisas acadêmicas. Os Repositórios Institucionais (RI) vêm com o propósito de gerenciar tais demandas, favorecendo as instituições e possibilitando uma maior visibilidade a elas. Atualmente, um desafio ainda enfrentado para o pleno funcionamento do RI, são as definições e implantações das políticas de povoamento. Levando em consideração as publicações realizadas pelas Editoras Universitárias (EU), nota-se um valoroso acervo científico, abrangendo uma diversidade de áreas do conhecimento e sendo constantemente atualizados, por se tratarem de uma produção ininterrupta, pergunta-se: a) Quais dos RI das instituições federais de ensino superior abarcam as produções das Editoras Universitárias? b) Quais destes repositórios possuem políticas de povoamento que contemplam as obras produzidas pelas Editoras Universitárias? Através dessas respostas, busca-se entender como é possível que as Editoras Universitárias contribuam de forma positiva para o povoamento dos RI, assim como identificar, por meio do mapeamento proposto, quais IFES ainda precisam atentar para a importância da ligação entre seus setores. Neste contexto, a investigação relatada também teve como objetivo conhecer exemplos implementados em diferentes instituições, caso existam, para apreciação por partes das IFES que ainda não inseriram tal política de povoamento em seu RI. Dessa forma, será possível utilizar este trabalho como uma contribuição positiva para a disseminação do conhecimento científico e acadêmico.
Presidente - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB