PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: SAMELLA ARRUDA ARAUJO

DISCENTE: SAMELLA ARRUDA ARAUJO
DATA: 03/12/2019
LOCAL: LLPPGOA
TÍTULO: POLÍTICAS DE FUNCIONAMENTO EM REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS: perspectivas abrangendo as editoras universitárias.
PALAVRAS-CHAVES: Repositório Institucional. Políticas de Funcionamento. Povoamento de Repositório Institucional. Produção científica. Editoras Universitárias. Instituições Federais de Ensino Superi
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Embasadas nos conceitos do Acesso Aberto, as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) buscam, nos Repositórios Institucionais (RI), o gerenciamento do grande volume de dados digitais gerados pelas pesquisas desenvolvidas, preservando deste modo a memória institucional e proporcionando mais visibilidade a instituição. Um desafio ainda enfrentado para o pleno funcionamento do RI são as definições e implantações das políticas de funcionamento, dentre elas, as políticas de povoamento. O funcionamento dos RI, em algumas IFES, tem suscitado um olhar para produção científica dessas instituições de ensino superior, nessa perspectivas, as publicações realizadas pelas Editoras Universitárias (EU) constituem acervo técnico-científico que abrange diversas áreas do conhecimento, devendo estar inseridas nos repositórios das instituições às quais são vinculadas. Ressalta-se que tais publicações são constantemente atualizadas, por se tratarem de uma produção ininterrupta. Busca-se, então, verificar quais IFES possuem políticas de funcionamento em seu RI, e quais adotam políticas de povoamento que abarquem as produções das Editoras Universitárias. Serão analisadas as instituições que compõem todo o território nacional, somadas a uma amostra de instituições de ensino superior internacionais. Por meio de análise documental, almeja-se identificar quais IFES ainda precisam definir as políticas de funcionamento de seu RI e quais necessitam atentar para a importância da ligação entre o RI e a EU. Neste contexto, a investigação também objetiva conhecer, caso existam, os exemplos já implantados em diferentes instituições. A partir de então, será possível desenvolver um manual de boas práticas para desenvolvimento de políticas de funcionamento e de povoamento de RI, voltadas para a produção das editoras universitárias. Trata-se de uma pesquisa que possui natureza exploratória descritiva, com foco em revisão bibliográfica, mediante uso do método de análise documental e análise de conteúdo, utilizando as abordagens qualitativas e quantitativas. De posse deste material, as IFES que ainda não possuam políticas de funcionamento e políticas de povoamento, com as obras da EU em seu RI, poderão utilizar os manuais elaborados para desenvolvimento das mesmas. Dessa forma, será possível utilizar este trabalho como uma contribuição positiva para a disseminação do conhecimento científico e acadêmico.
Externo à Instituição - FABIANA DA SILVA FRANCA
Externo ao Programa - 1732392 - HENRY PONCIO CRUZ DE OLIVEIRA