PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: EMANUEL CAETANO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMANUEL CAETANO DA SILVA
DATA: 06/12/2019
LOCAL: SALA MULTIMIDIA CCSA
TÍTULO: A Gestão da Informação por Meio da Coleta de Dados em um Departamento da Universidade Federal da Paraíba: informações que possam justificar a necessidade da proposta de desmembramento administrativo, acadêmico e orçamentário do Departamento de Ciências Jurídicas de Santa Rita-PB
PALAVRAS-CHAVES: Autonomia, Coleta de dados, Informações, Conhecimento, Gestão da informação
RESUMO: Este Projeto tem como objetivo coletar dados, com o auxílio do gerenciamento de informações-GI, que possam justificar a necessidade de autonomia administrativa, orçamentária, acadêmica do Departamento de Ciências Jurídicas-DCJ da Universidade Federal da Paraíba-UFPB, que fica na cidade de Santa Rita-PB. O DCJ é um departamento que faz parte do Centro de Ciências Jurídicas-CCJ do Campus I da UFPB. Em 2019 completou 10 anos de existência. A sua criação está atrelada ao Programa de Restruturação das Universidades – REUNI e a movimentos sociais populares, principalmente dos estudantes do curso de Direito do CCJ em João Pessoa que residiam em Santa Rita, além de está dentro de um contexto de interiorização do ensino superior público e na tentativa de diminuir as discrepâncias sociais. Todavia, nos primeiros cinco anos de atividades (ainda não existia o prédio para abrigar o DCJ em Santa Rita) - funcionou na antiga Faculdade de Direito do Centro de João Pessoa. Desde então, começaram a surgir problemas com infraestrutura do local (a estrutura era limitada e enfrentava percalços pelo fato de ser um prédio histórico tombado e com isso não poderia mexer em seus moldes) e a insatisfação por parte dos estudantes que moravam em Santa Rita e sonhavam com o curso de Direito em sua cidade. Com o passar dos anos, a instabilidade com déficit de professores, problemas estruturais e a não ida da Unidade para Santa Rita provocou o sentimento de desejo pela autonomia administrava, acadêmica e orçamentária em relação ao CCJ. No ano de 2014, o DCJ finalmente se instalou no atual local em que se encontra na cidade de Santa Rita. Era a concretude de um sonho dos movimentos populares e estudantis da cidade, dos professores, servidores e alunos. Não obstante, a vontade de desmembrar-se do CCJ continua ganhando força, já que o DCJ é um Departamento fora da cidade do seu Campus Universitário e isso já seria um caso em particular dentro da UFPB. Pelas pesquisas empíricas nas atas de reuniões departamentais da unidade de Santa Rita, constatou-se que sempre era tratado o desmembramento como fundamental para o crescimento da Unidade. E foi nesse diapasão que no ano de 2018, um Professor do DCJ abriu requerimento através do Processo 23074.053864/2018-01, solicitando o desmembramento por meio da criação de um Centro. Nesse requerimento foram apresentados alguns motivos para a autonomia, além disso, recebeu parecer em reunião departamental. No parecer houve a ratificação com a aprovação da solicitação da autonomia e colocava outros pontos motivacionais para que o Processo seguisse. Contudo, foi percebido nas pesquisas documentais que não existia fontes de dados e um estudo sobre a real precisão da emancipação do DCJ. A metodologia do projeto está alinhada ao estudo, pois traça os métodos para a busca pelos dados que podem fundamentar a necessidade de autonomia. Esses dados serão transformados em informações para indicar os possíveis caminhos que o DCJ irá trilhar a fim de conseguir seu objetivo. A mudança para uma instituição requer adaptações para as novas finalidades. O DCJ de Santa Rita busca a sua autonomia, porém, essa necessidade pressupõe a carência de conhecimento organizacional de quais informações podem ser coletadas como respaldo ao desmembramento. Para isso será utilizado a Gestão da Informação-GI a fim de auxiliar na seleção da coleta de dados informacionais sobre o assunto.
Presidente - 1514367 - RITA DE CASSIA DE FARIA PEREIRA
Interno - 2739440 - LUCILENE KLENIA RODRIGUES BANDEIRA