PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: Mirtila Marina Wood Gouveia

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: Mirtila Marina Wood Gouveia
DATA: 09/12/2019
LOCAL: LLP / Mpgoa
TÍTULO: Pautas para a Promoção de Saúde Mental de Estudantes Universitários a partir de Coordenações de Curso da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Promoção de Saúde. Saúde Mental. Ensino superior. Gestão universitária.
RESUMO: O presente projeto objetiva desenvolver um projeto técnico, na perspectiva da abordagem de entornos saudáveis, com pautas para a atuação sobre a promoção da saúde mental de estudantes de graduação na Universidade Federal da Paraíba, a partir das Coordenações de Curso. Os agravos na saúde mental do corpo discente e seus prejuízos nas esferas humana, social e organizacional tem sido tema de preocupação e alarme da comunidade acadêmica, e enseja discussões bem como a necessidade por intervenções possíveis dentro da realidade institucional que não apenas visem ações direcionadas no plano individual. Torna-se evidente que o assunto transcende o setor de saúde e urge ser pauta prioritária da gestão universitária. Partindo-se, então, de uma compreensão ampliada de saúde mental e da perspectiva da promoção da saúde, e considerando-se a abordagem de criação de ambientes saudáveis como estratégia a ser incorporada no contexto universitário, como a exemplo do movimento das Universidades Promotoras de Saúde, este projeto técnico se fundamenta em estudo qualitativo, de natureza exploratória e descritiva, realizado através de pesquisas bibliográfica e documental com vistas a reunir repertório/ referências de boas práticas baseadas em evidências e apontar/destacar, a partir deste, perspectivas para atuação. Espera-se, com esse produto, contribuir para a ampliação de possibilidades de intervenção sobre a questão da saúde mental no contexto universitário bem como adicionar subsídios para as práticas de promoção da saúde no trabalho de docentes e profissionais da UFPB.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES