PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MARÍA PAULA FERNÁNDEZ JIMÉNEZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARÍA PAULA FERNÁNDEZ JIMÉNEZ
DATA: 24/07/2020
HORA: 10:00
LOCAL: MPGOA (Plataforma Google Meet Link:meet.google.com/hac-puvd-qof)
TÍTULO: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS EMERGENTES DE GERENCIAMENTO, COMPARTILHAMENTO E REUSO DE DADOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE ECONOMIA E NEGÓCIOS NA CIDADE DE BUCARAMANGA E REGIÃO METROPOLITANA
PALAVRAS-CHAVES: Dados de pesquisa. Gestão de dados de pesquisa. Compartilhamento de dados de pesquisa. Reúso de dados de pesquisa.
PÁGINAS: 226
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Setores Específicos
RESUMO: No contexto da ciência aberta, a gestão, compartilhamento e reúso de dados de pesquisa tornou-se uma prática tão presente nos processos de pesquisa que atualmente é vista como elemento inerente ao ofício do pesquisador. Para a realidade da Colômbia trate-se de um tema relativamente novo na prática científica nacional. A ausência de trabalhos acadêmicos que revelem o estado atual do contexto científico colombiano perante esse tema, permite que se questione: Como os pesquisadores, pertencentes a grupos de pesquisa classificados pela Colciencias na área de economia e negócios, praticam a gestão, compartilhamento e reúso de dados de pesquisa? Com o objetivo de desvendar tal fenômeno, a pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, de natureza descritiva, sob o método de pesquisa Survey. A análise dos dados foi realizada através de estatística descritiva e foi interpretada sob o arcabouço teórico estabelecido. Concluiu-se que os pesquisadores não aplicam sequencialmente o ciclo de vida dos dados, utilizando apenas parte de suas fases, bem como parte das atividades que compõem as fases implementadas. Nesse aspecto, evidencia-se que as práticas de gestão de dados que os pesquisadores realizam com mais frequência encontram-se implicitamente dentro do processo tradicional de pesquisa. Já as práticas exclusivas da curadoria, como documentação de um plano de gestão de dados, criação de metadados e preservação, tendem a ser realizadas ocasionalmente pelos pesquisadores. O grau de ocorrência com que a gestão de dados é implementada desvendou que as fases consideradas fundamentais para a geração de dados de pesquisa de qualidade, em termos de curadoria, preservação e acesso aberto, não são constantes no cotidiano investigativo dos professores. Por outro lado, a prática de compartilhamento de dados abrange inúmeros métodos que variam de pesquisador para pesquisador. O uso de dados próprios gerados em pesquisas anteriores e o reúso de dados de pesquisa sob autoria de terceiros não é uma prática comum entre os pesquisadores. Nessa direção, concebe-se que o acesso aberto a dados é desenvolvido de maneira informal e limitado ao contexto e à rede profissional do pesquisador. Finalmente, a presente pesquisa é uma contribuição para a elaboração futura de estratégias e ações que permitam maior produtividade investigativa e boa gestão dos recursos científicos no contexto estudado.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS
Interno - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES
Interno - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Externo ao Programa - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA
Externo ao Programa - 1286412 - MARYNICE DE MEDEIROS MATOS AUTRAN