PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: VICTOR HUGO SOUSA DE OLIVEIRA

DISCENTE: VICTOR HUGO SOUSA DE OLIVEIRA
DATA: 28/07/2020
LOCAL: Google meet
TÍTULO: DA APRENDIZAGEM VIRTUAL ÀS PRÁTICAS COTIDIANAS: concepção de servidores em relação à aplicação da Lei de Acesso à Informação na Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Gestão pública. Transparência. Servidores. Capacitação. Lei de Acesso à Informação.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
RESUMO: A presente pesquisa visa a investigar, sob o ponto de vista de servidores públicos e no âmbito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a aplicação da Lei n.º 12.527, de 18 de novembro de 2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI), após sua participação em curso de capacitação ofertado pela própria instituição, bem como sua concepção sobre a transparência a partir de um olhar qualificado. A capacitação de servidores da administração pública federal pauta-se em maior eficiência e eficácia da gestão pública com vistas tanto à valorização do servidor quanto à melhoria dos serviços prestados ao cidadão. Assim, a pesquisa também objetiva mapear as boas práticas com referência à transparência pública, que ultrapassam a aplicação automática da lei, adquiridas na capacitação. Como instrumento desta pesquisa de abordagem predominantemente qualitativa utilizamos um questionário eletrônico enviado via ferramenta Google Formulários a 141 servidores com contatos válidos, das categorias docente e técnico-administrativo, que concluíram um dos cursos na modalidade de ensino a distância realizados em 2017, 2018 e 2019. Obtivemos um retorno de 25,53%. Apenas servidores técnico-administrativos responderam ao questionário. Os dados foram analisados segundo a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2002), à luz do arcabouço teórico sobre ciberdemocracia, accountability e controle social, transparência pública e como estes tópicos, por sua vez, relacionam-se às diretrizes da nova gestão pública e da capacitação de servidores públicos. Os resultados deste estudo de caso demonstram que os servidores concluintes desenvolveram boas práticas bem como maior consciência sobre a transparência da UFPB. Concluímos que os servidores concebem que a transparência na UFPB está em processo de consolidação ao cumprir o que está minimante determinado na LAI, mas que a transparência de modo geral é prejudicada por aspectos fortemente arraigados na instituição como a cultura organizacional e a política.
Presidente - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ