PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: HUGO VINICIUS GOMES FIRMINO

DISCENTE: HUGO VINICIUS GOMES FIRMINO
DATA: 28/07/2020
LOCAL: meet.google.com/tbj-upne-eps
TÍTULO: ESCRITÓRIO DE GESTÃO DE PROJETOS NA UFPB: Um Escopo de Projeto para a sua implantação
PALAVRAS-CHAVES: Escritório de Gestão de Projetos, Universidade Pública, Gestão do Ensino Superior.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO: As Instituições de Ensino Superior (IESs) públicas são órgãos pertencentes ao Estado brasileiro que apresentam o ensino, a pesquisa e a extensão como o foco principal de suas atividades. A partir da Constituição brasileira de 1988, as Universidades Federais passaram a gozar de autonomia didático-científica, administrativa, de gestão financeira e patrimonial, sendo a gestão administrativa, financeira e patrimonial as atividades que dão suporte para que as atividades de ensino, pesquisa e extensão sejam concretizadas. A gestão administrativa pública do Estado brasileiro apresentou mudanças ao longo dos anos, o que afetou seus órgãos e, consequentemente, as IESs públicas. Como forma de melhorar a concretização dos resultados e trazer efetividade para a execução dos seus serviços, os órgãos da administração pública brasileira têm utilizado estratégias administrativas que cortem custos, aumentem a eficácia, eficiência e efetividade organizacional. Dentre essas estratégias, apresenta-se a gestão de projetos (GP) e a implantação de Escritórios de Gestão de Projetos (EGP). Tendo este fato em consideração esta dissertação objetivou a sistematização, sob a forma de um escopo de projeto, de um EGP a ser aplicado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para a concretização deste objetivo foi realizada uma pesquisa sistemática utilizando o método PRISMA exposto por Galvão, Pansani e Harrad (2015) como forma de levantar informações sobre a presença da GP e do EGP em IESs públicas globalmente. Em seguida, analisou-se como a GP ou o EGP poderiam ter se inserido na UFPB. Isto foi realizado através de uma análise documental, como exposto por Sá-Silva, Almeida e Guindan (2009), dos objetivos estratégicos da gestão administrativa presentes no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da organização para os anos de 2014 a 2018 (UFPB, 2014) bem como dos relatórios anuais de gestão e do Relatório de Avaliação. Nesta análise foi identificado um objetivo que apresentou características de um projeto. Em seguida foi conduzida a mesma análise documental tendo como base o PDI 2019-2023 da instituição (UFPB, 2019a) para a compreensão dos objetivos da gestão estratégia da instituição que poderão embasar a implantação de um EGP. Foram identificados três objetivos como possíveis projetos da instituição. Com base nas orientações do PMI (2017), de Menezes (2018) e do Manual de Gestão de Projetos do Tribunal de Contas da União (Brasil, 2009) foi desenvolvido o escopo de um projeto de implantação de um EGP que poderia englobar os três objetivos estratégicos.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 2739440 - LUCILENE KLENIA RODRIGUES BANDEIRA