PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: FERNANDA DALLA COSTA

DISCENTE: FERNANDA DALLA COSTA
DATA: 26/08/2020
LOCAL: meet.google.com/ikj-hcau-tvm
TÍTULO: Visita Multiprofissional: implantação e aprendizagem em unidade neonatal de um hospital universitário
PALAVRAS-CHAVES: visita multiprofissional, equipe, multidisciplinar, aprendizagem, pesquisa qualitativa
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: O elevado número de recém-nascidos prematuros e de baixo peso ao nascimento constitui um importante problema de saúde com graves consequências médicas e sociais. Para elevar o padrão do atendimento das unidades hospitalares, como a de Cuidado Neonatal, o Sistema Único de Saúde (SUS), baseado no modelo biopsicossocial de atenção, recomenda a visita multiprofissional atendendo ao princípio da integralidade na saúde e ao processo de aprendizagem permanente nos contextos de trabalho. Essa prática promissora ainda não está sendo desenvolvida na unidade neonatal do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). Neste direcionamento, essa pesquisa tem por objetivo propor um plano de implantação da visita multiprofissional a partir das elaborações produzidas pela equipe de trabalho da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo), do HULW. Nesse estudo de base qualitativa, trabalhou-se com observação participante, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo temática com uso do sistema ALCESTE de análise de dados textuais. Os resultados do estudo demonstram que há práticas multidisciplinares na UCINCo e a equipe percebe a sua importância, porém ainda prevalecem as decisões centralizadas no profissional de medicina, sem uma discussão efetiva com a equipe. Os profissionais relatam a falta de um espaço para compartilhamento de ideias e discussão dos casos clínicos; acreditam que a visita multiprofissional possa remediar essa deficiência, melhorando a qualidade da assistência ao paciente e contribuindo para melhor integração da equipe, além de ser uma importante ferramenta para a aprendizagem no campo de trabalho. Foi possível traçar um plano de ação para a implantação da visita multiprofissional na UCINCo – HULW, contemplando os eixos temáticos postos pela equipe, capturados pela análise de conteúdo das falas. Conclui-se que o planejamento e a proposta de implantação da visita proporcionará um aprendizado contínuo da equipe na construção da assistência mais humanizada e qualificada aos pacientes, oferecendo, também, melhores condições laborais aos profissionais de saúde.
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Presidente - 337147 - MARIA DE FATIMA FERNANDES MARTINS CATAO