PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: OTAVIO FERREIRA BARROS SOBRINHO

DISCENTE: OTAVIO FERREIRA BARROS SOBRINHO
DATA: 21/12/2012
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: Aspectos positivos e negativos do modelo de gestão do Programa Escola Aberta segundo integrantes do programa em escola estadual de João Pessoa.
PALAVRAS-CHAVES: Programa Escola Aberta. Aspectos Sociais. Educação e Aprendizagem. Informação e Comunicação. Inclusão Social e Espaço Público.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
RESUMO:

É objeto da dissertação a gestão educacional tendo como foco um projeto voltado para extensão escolar. Constitui objetivo da dissertação conhecer aspectos positivos e negativos da gestão do Programa Escola Aberta, segundo participantes do Programa em escola pública de João Pessoa de modo a subsidiar propostas de intervenção com focos em princípios da gestão do conhecimento. Caracteriza-se como pesquisa de campo, exploratória, descritiva e de análise qualitativa tendo como universo uma escola pública de João Pessoa. Serão sujeitos; gestor, professores, oficineiros, pais, alunos que participam do programa aos quais serão aplicados como instrumento de pesquisa a entrevista e teremos também documentos como  instrumentos. Aborda a apropriação do espaço público pela comunidade e alunos nos finais de semana. Iremos contemplar também aspectos do Programa como política pública, e seu desenvolvimento na sociedade com seus aspectos positivos e negativos que se entrecruzam na escola e comunidade como espaço público. A perspectiva de um planejamento com respeito às necessidades humanas que envolvem conteúdos de inclusão social, intelectuais, artístico, físico-esportivos, lazer, cultura e formação para o trabalho para a comunidade em geral e especialmente aos jovens.

Interno - 673452 - ISA MARIA FREIRE
Externo ao Programa - 1029998 - JOSE RAMOS BARBOSA DA SILVA