PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: ROSILENE FERNANDES MACHADO

DISCENTE: ROSILENE FERNANDES MACHADO
DATA: 20/12/2012
LOCAL: Auditório 212 / CE
TÍTULO: Repositório eletrônico institucional: preservando o conhecimento através de tecnologias da inteligência
PALAVRAS-CHAVES: Repositório institucional. Acesso aberto à informação. Linguagens documentárias. Política de indexação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO:

Este relatório tem como tema central a criação de um repositório institucional e seu objetivo é implantar uma política de preservação dos trabalhos monográficos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do uso de repositório eletrônico institucional. A metodologia para o desenvolvimento deste estudo foi pautada em uma abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando-se como técnica de investigação à pesquisa aplicada e de campo, que se definiu como método da pesquisa. Os dados foram coletados através da aplicação de questionários, da observação de procedimentos técnicos por meio das visitas técnicas realizadas nas bibliotecas setoriais do Sistema de Bibliotecas da UFPB e, a partir destas, discutiram-se e anotaram-se os pontos considerados conflitantes. Para o tratamento dos dados, foi utilizada a estatística descritiva básica, através do uso de tabelas, quadros e gráficos. O resultado revelou a inexistência de preservação dos trabalhos de conclusão de curso, bem como o não cumprimento das deliberações institucionais por parte de alguns setores quanto à sua contribuição no processo de implantação do acesso aberto aos trabalhos de conclusão de curso. Por fim, recomendou-se a apreciação das políticas de indexação na intenção de solidificar a prática do acesso aberto aos documentos desenvolvidos na instituição através da implantação do repositório eletrônico institucional.

Interno - 8329987 - EMEIDE NOBREGA DUARTE
Presidente - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS