PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: ANTONIO GENESIO DE SOUSA FILHO

DISCENTE: ANTONIO GENESIO DE SOUSA FILHO
DATA: 20/02/2013
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: Análise do processo de elaboração e implementação do novo regimento interno do sistema de bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba.
PALAVRAS-CHAVES: Biblioteca Universitária. Sistema de bibliotecas - UFPB. Regimento Interno - Sistemoteca.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO:

Analisa o processo de elaboração e implementação do Regimento Interno do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba (Sistemoteca), aprovado pelo Conselho Superior (CONSUNI), por meio da Resolução nº 31 de 2009. Visando atingir tal desígnio, foram estabelecidos objetivos específicos que possibilitaram compreender o seu processo de elaboração e identificar as barreiras à sua implementação. A abordagem metodológica consistiu de um estudo de caso de caráter exploratório e descritivo com base numa amostra não probabilística e intencional, constituída de dezessete gestores de unidades de informação do Sistema. Os dados foram obtidos junto a fontes primárias e secundárias, por intermédio de entrevistas estruturadas e da análise documental, respectivamente. A análise dos dados coletados nas entrevistas foi efetuada segundo a técnica de análise de conteúdo e suscitou evidências das barreiras que podem estar influenciando o processo de implementação da nova estrutura do Sistemoteca. Outrossim, possibilitou identificar desvios em determinados procedimentos administrativos relacionados à elaboração do objeto de estudo em questão. Os resultados obtidos alertam para a necessidade de se criar um contexto adequado para a gestão do conhecimento, principalmente por meio de um reexame na estrutura organizacional, de forma que esta venha a fomentar iniciativas de caráter integrado e sistêmico que estimulem a participação e o comprometimento dos sujeitos envolvidos nas atividades do sistema. Dentre as diretrizes organizacionais necessárias para mitigar as barreiras que dificultam a implementação do Regimento Interno do Sistemoteca, propõe: institucionalização de espaços de participação no processo de tomada de decisões; desenvolvimento de um plano sistemático e integrado de aperfeiçoamento do sistema de comunicação; investimento no preparo dos ocupantes dos cargos gerenciais; criação de uma assessoria intermediária, ligada à Direção do Sistemoteca, com atuação específica para a coordenação técnica e supervisão das Bibliotecas Setoriais; estabelecimento de chefias remuneradas para os responsáveis pelas Bibliotecas Setoriais; e desenvolvimento de estudos visando à melhoria contínua dos processos administrativos.

Presidente - 8329987 - EMEIDE NOBREGA DUARTE
Interno - 1551128 - GUSTAVO HENRIQUE DE ARAUJO FREIRE