PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: Mirtila Marina Wood Gouveia

DISCENTE: Mirtila Marina Wood Gouveia
DATA: 30/09/2020
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Pautas para a Promoção de Saúde Mental de Estudantes Universitários a partir de Coordenações de Curso da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Promoção de Saúde. Saúde Mental. Ensino superior. Gestão universitária.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Sistemas Educacionais
RESUMO: O presente relatório técnico objetivou desenvolver proposições para a atuação institucional com relação à promoção da saúde mental de graduandos na Universidade Federal da Paraíba, a partir de contribuições de experiências de outras instituições e de Coordenadores de Curso. Os agravos à saúde mental enfrentados por este público têm sido tema de preocupação, ensejando discussões que apontam para a necessidade de intervenções dentro da realidade institucional. Torna-se evidente que o assunto transcende o setor de saúde e urge ser pauta prioritária da gestão universitária. Partindo-se, então, de uma compreensão ampliada de saúde mental e da abordagem de ambientes saudáveis para a promoção da saúde como estratégia para o contexto universitário, este trabalho realiza estudo quali-quantitativo, coletando dados através de revisão sistemática de literatura e aplicação de questionário misto e entrevista em grupo focal com Coordenadores, para reunir e construir perspectivas de atuação institucional. A análise de conteúdo (AC) categorial alicerça esta interpretação. Das experiência de outras instituições, destacam-se alguns elementos de referência: incorporação da saúde nos processos e tomada de decisões, engajamento comunitário, compromisso da gestão, uso de recursos e ferramentas institucionais e da educação, desenvolvimento de competências e parcerias, trabalho a partir de evidências, entre outros. Dos coordenadores, constatam-se as ações realizadas no âmbito dos Cursos, as vivências e dificuldades para os gestores, algumas recomendações trazidas por estes, bem como fatores que consideram relevantes para a institucionalização da atuação. Como produto final, encaminham-se proposições para uma atuação institucional da UFPB na promoção da saúde mental estudantil. Espera-se, assim, contribuir com reflexões sobre as possibilidades de intervenção em promoção de saúde mental no ensino superior, bem como adicionar subsídios para as práticas de promoção da saúde no trabalho de docentes e profissionais da UFPB. Quiçá, ainda, servir como um ferramenta de utilidade para agentes “catalisadores” de uma mobilização em prol de uma abordagem de ambientes saudáveis dentro da instituição.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES