PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS ANTONIO COSTA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS ANTONIO COSTA DOS SANTOS
DATA: 05/11/2020
HORA: 14:00
LOCAL:
TÍTULO: RELATÓRIO TÉCNICO: AVALIAÇÃO E MAPEAMENTO DE PROCESSOS - EXERCÍCIO DE APRESENTAÇÃO DA RESERVA NA GUARNIÇÃO DE JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: Gestão da informação e do conhecimento; Fluxos de informação; Mapeamento de Processos; Exército Brasileiro; Serviço Militar.
PÁGINAS: null
RESUMO: O mundo globalizado está em constante transformação, com tecnologias cada vez mais avançadas e transformações sociais distintas, que exigem constantes acompanhamentos e avaliações dos processos gerenciais nos seus diversos segmentos. Dentro deste contexto, tanto empresas privadas quanto instituições governamentais, incluídas nestas as Forças Armadas Brasileiras, lócus para este trabalho, precisaram adequar a gestão dos processos que realizam para atender, com uma melhor qualidade, aos seus diversos tipos de usuários, fruto deste constante aperfeiçoamento em seus processos organizacionais. Este trabalho, tem como objetivo o mapeamento de um desses processos, sua análise e proposta de melhoria, usando como base teórica o modelo de Gestão de Processos de Negócios (Business Process Manegement – BPM), o BPMN como notação, com o auxílio do software Bizagi Modeler. Para a análise e validação das etapas do processo de mapeamento foram utilizadas as orientações da ISO-TR 26122, de 2008. Após a etapa de análise foi apresentada uma sugestão de melhoria no processo de Coordenação do Exercício de Apresentação da Reserva, realizado pelas Forças Armadas anualmente. Como resultado desta análise, evidenciou-se a possibilidade de redução de tarefas, com uma diminuição das entidades envolvidas e do tempo de tramitação dos documentos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS
Interno - 1514367 - RITA DE CASSIA DE FARIA PEREIRA
Externo ao Programa - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Externo ao Programa - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA