PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MACICLEY FELIX DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MACICLEY FELIX DA SILVA
DATA: 08/12/2020
LOCAL: laboratório de pesquisa do MPGOA
TÍTULO: Processos licitatórios no Campus III da Universidade Federal da Paraíba: uma análise da performance dos pregões de ração e insumos de nutrição animal
PALAVRAS-CHAVES: Compras públicas; Processos licitatórios; Pregão eletrônico.
RESUMO: A licitação é um procedimento administrativo que busca obter a proposta mais vantajosa para a Administração Pública, assim como garantir a isonomia de direitos diante dos interessados em contratar com tal Administração. Diante de várias mudanças e cobranças que o mercado passou a exigir, as organizações têm se preocupado, cada vez mais, em apresentar um desempenho favorável em seus resultados de modo a prestarem um serviço de qualidade com a devida aplicação dos recursos públicos. A gestão de compras possui um papel fundamental nesse processo ao fornecer aos gestores os subsídios capazes de auxiliá-los para uma melhor tomada de decisão possível, em relação ao que se quer comprar e contratar. O presente estudo tem como objetivo analisar as causas que dificultam o desempenho esperado nos processos licitatórios destinados à aquisição de ração e insumos para nutrição animal no âmbito do CCHSA/CAVN, Campus III da Universidade Federal da Paraíba, visto que através das licitações realizadas, pôdese perceber a existência de dificuldades em alguns dos processos os quais comprometeram diretamente a aquisição desses itens para a instituição. Assim, em virtude da necessidade desses bens de consumo – tão importantes para a manutenção das atividades acadêmicas, laboratoriais e à sobrevivência dos animais da instituição – a pesquisa pretende levantar os processos licitatórios de ração e insumos de nutrição animal durante o período de 2018 a 2020, ao identificar, através de variáveis de desempenho, as causas que tem gerado maiores dificuldades à efetividade desses pregões eletrônicos. Esta investigação é classificada quanto à natureza como aplicada, do tipo quali-quantitativa cujo objetivo é de caráter exploratório. Portanto, com base nos procedimentos técnicos, será realizado levantamento bibliográfico, documental e de campo. Pretende-se ainda com esse diagnóstico, identificar os gargalos que impedem o desempenho satisfatório desses processos, bem como propor melhorias para sanar ou reduzir as deficiências identificadas.
Presidente - 1736271 - ELADIO JOSE DE GOES BRENNAND
Interno - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND