PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: LAURIVANIA DANIELLA SILVA DE SOUZA

DISCENTE: LAURIVANIA DANIELLA SILVA DE SOUZA
DATA: 02/12/2020
LOCAL: Ambiente Virtual do Google Meet
TÍTULO: GESTÃO DA INFORMAÇÃO: DO FLUXO INFORMACIONAL AOS PROCESSOS DE COMPARTILHAMENTO NO SETOR DE PROVIMENTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Compartilhamento da Informação. Gestão da Informação. Infográfico.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Administração de Pessoal
RESUMO: Este trabalho teve como objetivo investigar como ocorrem os processos de compartilhamento da informação na Divisão de Seleção e Provisão da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Paraíba. A relevância do tema estudado consiste no fato de a informação ser atualmente considerada um recurso econômico imprescindível às organizações. Desta feita, o compartilhamento da informação se tornou uma vantagem estratégica, pois mantém viva a memória organizacional. A pesquisa teve como metodologia uma abordagem quali-quantitativa, definida como uma pesquisa exploratória, descritiva e aplicada, bem como utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental e da aplicação de um questionário eletrônico para a coletar os dados. Para analisar as categorias, foi utilizado o modelo de análise proposto por Choo (2003). O levantamento e exame dos dados durante a pesquisa possibilitou avaliar como ocorre primordialmente o compartilhamento da informação dentro da Divisão de Seleção e Provisão da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Paraíba. Os resultados encontrados confirmaram o que outras pesquisas realizadas nessa área de compartilhamento destacam. Os dados revelam que os sujeitos enfrentam dificuldades quanto ao compartilhamento. Dentre as barreiras elencadas, destaca-se a falta de ferramentas para auxiliar no compartilhamento. De acordo com a pesquisa, o principal meio utilizado pelos respondentes para compartilhar é o face a face. A pesquisa possibilitou a criação de uma ferramenta para aprimorar o compartilhamento da informação dentro. O produto final da pesquisa foi construção de um infográfico para ser utilizado como modelo de compartilhamento da informação dentro da divisão pesquisada.
Presidente - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ