PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: RICARDO DA SILVA MELO

DISCENTE: RICARDO DA SILVA MELO
DATA: 10/12/2020
LOCAL: sala virtual
TÍTULO: Proposta de Modelo de Escritório Enxuto para Aperfeiçoar as Rotinas Administrativas das Coordenações de Programas de Pós-Graduação da UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Administração pública, Reestruturação, Lean office, Coordenação de pós-graduação
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO: Ao longo dos anos, aconteceram tentativas de reestruturação da administração pública, com o objetivo de superar os desafios relacionados à melhoria na qualidade dos serviços prestados à sociedade. Nessa perspectiva, um dos princípios da gestão pública, o da economicidade, pode ser atingido com a eliminação ou a redução de procedimentos desnecessários para prestar o serviço ao cidadão e contribuir com procedimentos administrativos mais céleres e, consequentemente, proporcionar ao público um atendimento mais rápido e com menos custos. O objetivo desta pesquisa é propor o uso do modelo de escritório enxuto, lean office, para melhorar os procedimentos administrativos das Coordenações de Programas stricto sensu da Universidade Federal da Paraíba. A metodologia utilizada foi mista, adotando métodos qualitativos como entrevista e quantitativos como aplicação de questionário. A amostra da pesquisa corresponde a 20 servidores técnicos-administrativos, lotados nas Coordenações de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPB, 5 coordenadores e 1 vice-coordenador, em um universo de 58. O tratamento dos dados foi feito através de análise de conteúdo e de estatística descritiva. Identificou-se, entre outros gargalos, que um dos processos mais críticos destas coordenações é a solicitação de diplomas, pois é moroso e desgastante para o servidor que o realiza e para o usuário, no caso o aluno. Com base nos resultados da pesquisa, foi possível elaborar uma proposta de melhoria fundamentada no modelo de escritório enxuto que poderá proporcionar maior fluidez e que tornará o atendimento ao cidadão mais célere.
Presidente - 1549249 - CARLO GABRIEL PORTO BELLINI
Interno - 1554223 - ANDRE GUSTAVO CARVALHO MACHADO