PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANE EYRE SANTOS OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANE EYRE SANTOS OLIVEIRA
DATA: 15/12/2020
LOCAL: laboratório de pesquisa do MPGOA
TÍTULO: PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS NO SETOR DE GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Mapeamento de processos. Processos críticos. Matriz GUT. Business Process Management Notation (BPMN). Conhecimento Organizacional.
RESUMO: Inserida em um contexto onde os recursos estão cada vez mais escassos frente às demandas crescentes da sociedade, cabe a Administração Pública brasileira superar o desafio de buscar alternativas que prezem pela eficiência na prestação dos serviços. Para tanto, a adoção de ferramentas e práticas de gestão, como o mapeamento de processos, têm sido comum em organizações públicas. O mapeamento de processos possibilita a identificação de gargalos nos processos, permitindo que a organização adote medidas para sua correção e melhore o seu desempenho. Além disto, viabiliza a uniformização dos procedimentos e rotinas de trabalho, favorece a transparência, o compartilhamento de informações e a retenção do conhecimento nas organizações. O objetivo desta pesquisa é propor, a partir do mapeamento de processos, a padronização das rotinas e processos de trabalho críticos do setor de Gestão Administrativa e Financeira-JP do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, pretende-se realizar um estudo exploratório, aplicado, com abordagem qualitativa, cujo os dados serão coletados por meio de pesquisas bibliográfica e documental e da aplicação da técnica qualitativa grupo focal. Inicialmente será realizado o levantamento e a identificação dos processos do setor por meio da ferramenta SIPOC. Depois, será realizado um grupo focal com os servidores que trabalham no setor estudado, que, com o auxílio da Matriz GUT, selecionarão aqueles que são críticos e prioritários, os quais serão mapeados e modelados com o uso do software Bizagi Modeler, utilizando o BPMN. Como última etapa, será feita a diagramação de um manual que padronize a execução das rotinas e processos de trabalho que foram mapeados. Espera-se que os resultados da pesquisa, estruturados no formato de manual, proponham processos de trabalho uniformes e eficientes, capazes de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços ali prestados, bem como poderá favorecer a gestão do conhecimento na instituição, no que tange a geração, disseminação e retenção do conhecimento organizacional.
Presidente - 1736271 - ELADIO JOSE DE GOES BRENNAND
Interno - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND