PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: CARLA PAIVA FEITOSA HONÓRIO

DISCENTE: CARLA PAIVA FEITOSA HONÓRIO
DATA: 16/12/2020
LOCAL: meet.google.com/snn-nmjg-krc
TÍTULO: A FORMAÇÃO MÉDICA NO CIBERESPAÇO: A MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA COMO APORTE APRENDENTE
PALAVRAS-CHAVES: Ciberespaço. Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Mediação tecnológica. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Formação médica.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Ensino Profissionalizante
RESUMO: O advento da sociedade em rede e o surgimento da cultura digital perpassam e são dimensionados por profundas transformações subjetivo-sociais, cujas articulações dão-se a partir do advento do ciberespaço, um lugar imaterial e transfronteira, interconectado e potencialmente matizado pela informação e comunicação, com promessas colaborativas e significativas para o ensino e a educação. Assim, atualmente, a compreensão segundo a qual as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) são inseparáveis da vida humana aponta para a necessidade de refletirmos sobre perspectivas de ensino-aprendizagem na educação superior articulados com os múltiplos caminhos do ciberespaço, a partir do qual ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) têm proporcionado recursos didático-pedagógicos inovadores para o desenvolvimento dos processos educativos. Nesse sentido, este estudo objetivou compreender a formação médica no ciberespaço, a partir da mediação tecnológica como aporte aprendente na Faculdade de Medicina Nova Esperança, em João Pessoa – PB. Em relação ao percurso metodológico, a investigação caracterizou-se como pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se da entrevista semiestruturada, realizada com a representante da gestão do de curso e uma amostra de quatro professores e quatro alunos da FAMENE. Os dados obtidos foram codificados e interpretados à luz da análise de conteúdo (categorial). Os resultados revelaram que os atores do processo de ensino-aprendizagem da IES estudada reconhecem a importância da mediação tecnológica como aporte aprendente no curso de Medicina, sendo de grande valia para tornar mais atrativas as atividades em sala de aula, bem como servindo de aporte educacional por meio dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), posto que são disponibilizados materiais complementares e realizadas atividades remotas, visando dinamizar o ensino, favorecer ainda mais a aprendizagem e solidificar o conhecimento. Mesmo diante de algumas desvantagens registradas, foi possível constatar como se dão as interações entre docentes e discentes, cujas conectividades proporcionam a flexibilidade de tempo e espaço, permitindo aos discentes a organização de suas atividades. Mediante o isolamento social, imposto pela Pandemia do Sars Covid-19 (Coronavírus), a pesquisa conclui que a utilização das TDICs no processo de ensino-aprendizagem em Medicina foi intensificada, ressaltando os aparatos tecnológicos, por meio das mídias digitais, como promissores e fundamentais aportes aprendentes.
Presidente - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ