PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MARIVETE SANTOS DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIVETE SANTOS DA COSTA
DATA: 16/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Mapeamento e modelagem de processos pela abordagem Business Process Modeling Notation: uma experiência de trabalho na Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Assistência Estudantil. Gestão por Processos. Mapeamento de Processos. BPMN.
PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO: A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com mais de 30 mil alunos ativos, apresenta um grande percentual de discentes que necessitam de assistência estudantil. A operacionalização da política de assistência estudantil – executada pela Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (PRAPE), entretanto, tem representado um desafio constante aos gestores. A presente pesquisa teve como objetivo geral identificar processo(s)-chave e executar sua modelagem, visando contribuir para melhoria da operacionalização da gestão da política de assistência estudantil destinada aos alunos de graduação da UFPB. Nas últimas décadas, o Business Process Management – BPM (Gerenciamento de Processos de Negócio), uma abordagem de gestão organizacional por meio de processos, que oferece benefícios estratégicos que permitem que as organizações possam reagir a períodos de rápida mudança, tem se consolidado nas empresas privadas e, ainda que de informa incipiente, tem sido adotada por algumas instituições federais de ensino superior (IFES). Nos processos de implantação do BPM, tem sido adotada a ferramenta Business Process Modeling Notation (BPMN), para identificação, análise e modelagem de processos, essenciais para uma coordenação integrada e eficiente de atividades. O BPMN é um conjunto de padrões gráficos que facilitam a visualização e simplificam a compreensão dos processos organizacionais. Com o fim de abordar tais questões e alcançar o objetivo geral a que se propõe, foram definidos os seguintes objetivos específicos: 1) Identificar e mapear os atuais processos organizacionais de gestão da Assistência Estudantil implementados pela PRAPE/UFPB. 2) Modelar processos-chave de gestão da Assistência Estudantil identificados, utilizando a ferramenta BPMN. A proposta teve um caráter de pesquisa qualitativa aplicada, exploratória e descritiva. Para sua implementação, foi adotado o método da pesquisa-ação (PA), considerando ser este um método que enfatiza a participação coletiva, a co-aprendizagem e a transformação organizacional. Como resultado direto, foi mapeado e modelado o processo para concessão de auxílios estudantis, considerado o core business da Assistência Estudantil, e três subprocessos vinculados ao mesmo: ‘Elaborar minuta do edital de seleção’, ‘Realizar avaliação socioeconômica’ e ‘Cadastrar novos beneficiários’.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2665486 - WAGNER SOARES FERNANDES DOS SANTOS
Interno - 1514367 - RITA DE CASSIA DE FARIA PEREIRA
Externo ao Programa - 1554223 - ANDRE GUSTAVO CARVALHO MACHADO