PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: CLAUDIA BENE BATISTA DA SILVA

DISCENTE: CLAUDIA BENE BATISTA DA SILVA
DATA: 19/06/2013
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: ESCOLA, MUNDO VIVIDO E BLOGOSFERA: A APRENDÊNCIA NO CONTEXTO DOS BLOGS EDUCATIVOS
PALAVRAS-CHAVES: Aprendência. Blogs educativos. Ensino Médio. Mundo vivido. Mundo sistêmico.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO:

No contexto de um tempo marcado pelas interrelações entre a mente (cognição), o uso e resignificação da informação (conhecimento) e o ciberespaço (cultura digital), a educação é conduzida a empreender processos de ensino-aprendizagem (aprendência) cada vez mais condizentes com a fase histórica da sociedade em rede. Diante disso, esta pesquisa buscou investigar o fenômeno da aprendência (ensinar-aprender/aprender-ensinar) a partir dos blogs educativos no contexto do mundo vivido escolar (ensino médio). A investigação partiu da seguinte questão norteadora: como o fenômeno da aprendência manifesta-se a partir do uso de blogs educativos no contexto do ensino médio? Para responder à questão, a metodologia da pesquisa adotou a classificação empírica, intermediada pela abordagem quantiqualitativa, assumindo dimensões exploratória e descritiva. Para a interpretação dos dados, a pesquisa fundamentou-se na análise do conteúdo, a partir do modelo misto de organização de categorias, definidas a priori (teoria) e readequadas no processo investigatório (empiria). A coleta de dados deu-se no contexto da blogosfera, utilizando questionário misto, aplicado a professores blogueiros que participam do grupo de estudos “Blogs Educativos”. Dos 1.393 professores cadastrados no grupo, pertencentes a escolas públicas (municipal, estadual e federal) de diversos estados brasileiros, trinta dispuseram-se a participar da pesquisa, e destes, vinte devolveram o questionário em tempo hábil. Os resultados possibilitaram a compreensão de que a inserção dos blogs educativos na prática educativa dos professores pode favorecer o processo de aprendência, isto é, o ensinar e o aprender são (re)definidos com o uso dos blogs educativos para além de sala da aula. Os resultados também desvelam que, no terreno educacional do ensino médio, as tecnologias digitais da comunicação na aprendizagem (TDCA) dualizam-se como enlaces do mundo sistêmico (dominação da/pela educação) e do mundo vivido (libertação pela educação), assumindo perspectivas antagônicas na educação. No entanto, como iniciativa docente, a pedagogia ciberespacial através dos blogs aventa-se como via didático-pedagógica cujo potencial emancipatório reverbera aos processos educativos no ensino médio a possibilidade de revitalizar ou racionalizar o mundo vivido escolar, já que a aprendência através dos blogs não se limita pelo poder regulador da mesma política educacional que, atrelada ao Estado, assume interesses advindos do mundo sistêmico.

Presidente - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB
Interno - 1551128 - GUSTAVO HENRIQUE DE ARAUJO FREIRE