PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: MAIZE SOUSA VIRGOLINO DE ARAUJO

DISCENTE: MAIZE SOUSA VIRGOLINO DE ARAUJO
DATA: 17/06/2013
LOCAL: Sala de Reuniões/CE
TÍTULO: Gestão escolar democrática como processo de aprendizagem organizacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cabedelo.
PALAVRAS-CHAVES: Gestão escolar democrática; trabalho coletivo; aprendizagem organizacional.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: Este estudo teve como objetivo geral analisar os elementos constituintes dos ambientes coletivos de aprendizagem, no contexto da gestão escolar, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cabedelo. Para alcançar esse propósito, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) Identificar os elementos constituintes de um ambiente organizacional aprendente, de acordo com a literatura adotada para a pesquisa; b) Abstrair os elementos constituintes que aparecem nos ambientes coletivos de aprendizagem definidos e c) Analisar como esses elementos acontecem nos ambientes pesquisados. O referencial teórico, estruturado em quatro partes: (1) gestão educacional, (2) gestão participativa na escola, (3) aprendizagem organizacional e (4) aprendizagem coletiva, foi referência para a seleção de dezessete elementos considerados constituintes de ambientes de aprendizagem. Esta pesquisa, caracterizada como básica, de abordagem qualitativa, dedutiva e exploratória descritiva, delimitou como campo de investigação o IFPB (Campus Cabedelo), mais especificamente, o Conselho de Classe, Reunião Pedagógica e Conselho Diretor dessa instituição, como espaços de aprendizagem, representativos e significativos de debates das questões pedagógicas. A coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação de dois instrumentos: entrevistas e questionários, o que resultou em 25 entrevistados, entre servidores representantes de gestores, professores e estudantes. A análise dos dados foi realizada com base na teoria de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que, dentre os dezessete elementos elencados pela pesquisa teórica, como constituintes de ambientes de aprendizagem, catorze foram considerados significativos, dos quais se destacam, com maior referência positiva, a gestão democrática, a participação, o compromisso, a responsabilidade, o enfrentamento de desafios, a postura ética e o reconhecimento do potencial humano. Isso aponta para o desenvolvimento do refletir-fazer-refletir gestão democrática em processo de construção.
Interno - 415131 - CELIA CRISTINA ZAGO
Presidente - 2319557 - EDSON CARVALHO GUEDES