PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: SIMONE ALMEIDA DA SILVA

DISCENTE: SIMONE ALMEIDA DA SILVA
DATA: 19/06/2013
LOCAL: Biblioteca Central
TÍTULO: Mudanças de cenário e impactos na cultura organizacional em uma instituição de ensino superior.
PALAVRAS-CHAVES: Cultura organizacional. Mudança organizacional. Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - PROGEP.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Administração de Pessoal
RESUMO:

Esta dissertação teve como objetivo analisar as principais mudanças ocorridas na cultura organizacional da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Paraíba, na percepção dos entes organizacionais, nos últimos dez anos, depois da proposição do novo modelo de gestão – o Gespública - como também a renovação do quadro organizacional através de novas contratações e de desligamentos dos antigos servidores. Para se alcançar esse propósito, foram traçados os seguintes objetivos específicos: a) Identificar, através da percepção dos sujeitos da pesquisa, o perfil da cultura na unidade organizacional antes das mudanças; b) O perfil da cultura da unidade organizacional depois das mudanças; c) Analisar as possíveis alterações culturais ocorridas com as mudanças; d) Analisar se as mudanças culturais podem concorrer para o atendimento aos novos princípios propostos pela Gespública. O estudo foi orientado na perspectiva da cultura organizacional, alicerçado pelo Modelo de Arquitetura da Cultura Organizacional – MARCO - e norteado pelas abordagens qualitativa e quantitativa. Para a coleta dos dados, foi empregado o questionário, e para analisá-los, a estatística descritiva, bem como testes paramétricos e não paramétricos de comparação de médias. Os resultados revelaram que, mesmo com os eventos do novo modelo de gestão - o Gespública – e a renovação do quadro organizacional, que poderiam promover a substituição ou aculturação dos sujeitos, não houve qualquer modificação na Pró-reitoria estudada. Por fim, foram apresentadas algumas recomendações e implicações, objetivando contribuir para o desenvolvimento de pesquisas sobre a cultura organizacional nas organizações públicas.

Presidente - 415131 - CELIA CRISTINA ZAGO
Interno - 8329987 - EMEIDE NOBREGA DUARTE