PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: EDUARDO CAVALCANTI DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO CAVALCANTI DE OLIVEIRA
DATA: 27/06/2013
HORA: 08:00
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: Tribunal de Contas do Estado da Paraíba como parceiro da administração pública: princípio da eficiência nas atividades típicas e atípicas.
PALAVRAS-CHAVES: Tribunal de Contas da Paraíba. Eficiência. Qualidade no atendimento. Gestão pública. Administração gerencial.
PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A reforma do Estado iniciada nos anos 90 direciona os estados e a administração pública a transformar a gestão administrativa de patrimonialista e burocrática para uma administração gerencial com prioridade no servidor e nos cidadãos. Este novo conceito de gestão baseia-se nos princípios estabelecidos na Constituição: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Observa-se neste trabalho, como a eficiência foi implantada no TCE/PB, abordar-se-á dois aspectos distintos: primeiramente, uma análise administrativa, dando-se ênfase à abordagem subjetiva, onde serão estudados dados obtidos a partir de uma pesquisa de satisfação realizada com os funcionários; e, de outro lado, o investimento na área de recursos humanos, atinentes à capacitação e especialização de funcionários. Numa outra tônica, este trabalho se dedicará à função essencial do TCE/PB que é a nálise de contas, serão analisados dados referentes ao número de processos julgados e instaurados e outros aspectos importantes a este relatório.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AMERICO AUGUSTO NOGUEIRA VIEIRA - UFPR
Interno - 673452 - ISA MARIA FREIRE
Presidente - 7337126 - MIGUEL MAURICIO ISONI