PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDWY DE OLIVEIRA ANDRADE FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDWY DE OLIVEIRA ANDRADE FILHO
DATA: 24/02/2021
LOCAL: Sala Virtual do Google Meeet
TÍTULO: PRÁTICAS APRENDENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO BÁSICO DO ESTADO DA PARAÍBA: MAPEAMENTO POR DESEMPENHO DAS COMPETÊNCIAS DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS PRESENTES NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM.
PALAVRAS-CHAVES: Organização aprendente. Pensamento sistêmico. Gestão do conhecimento. Mapeamento de competências.
RESUMO: Para superar os desafios atuais enfrentados pelas organizações, as escolas públicas de ensino básico devem desenvolver práticas aprendentes, com o intuito de gerar conhecimento e inovação a partir das suas próprias experiências. O desenvolvimento das escolas públicas de ensino básico como organizações aprendentes está vinculado a uma administração inovadora e sincronizada com os princípios da aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento. O objetivo geral dessa pesquisa é realizar o mapeamento das competências presentes na matriz de referência do ENEM relativas à matemática e suas tecnologias de acordo com o desempenho das turmas e dos alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas do estado da Paraíba. Esse mapeamento será realizado através da criação e aplicação conjunta de um sistema de avaliação diagnóstica e de um instrumento de tabulação dos dados oriundos do desempenho nessa avaliação. O método utilizado será a pesquisa participante. A pesquisa será realizada em cinco escolas públicas do estado da paraíba, com aproximadamente trezentos alunos. Os princípios da teoria organizacional, pensamento sistêmico e gestão do conhecimento aplicados em escolas de educação básica contribuirão para o seu desenvolvimento enquanto organizações aprendentes, trazendo benefícios para as instituições, professores e alunos.
Presidente - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ