PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON RODRIGUES MORO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON RODRIGUES MORO
DATA: 25/02/2021
LOCAL: Sala Virtual do Google Meet
TÍTULO: ADERÊNCIA DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA AOS PRINCÍPIOS FAIR
PALAVRAS-CHAVES: Repositório Institucional. FAIR. DSpace
RESUMO: A inclusão e a disponibilização gratuita de dados em Repositórios Institucionais ao redor do mundo tornou-se uma prática comum dentro das universidades. A Universidade Federal da Paraíba – UFPB utiliza o software DSpace basicamente para armazenamento de Teses/Dissertações/TCC. O software DSpace é o mais utilizado nos repositórios a nível mundial para este propósito. Os princípios orientadores FAIR (findable, accessible, interoperable e reusable) se apresentam como um meio de fornecer parâmetros para avaliação desses princípios inclusive em repositórios. Dada a dificuldade na implementação dos princípios FAIR, foi criada o projeto "GO FAIR" que tem como objetivo fornecer um modelo para a implementação desses princípios a serem utilizados no desenvolvimento de uma infraestrutura global de interoperabilidade de dados. O objeto de estudo desta pesquisa é o Repositório Institucional (DSpace) da Universidade Federal da Paraíba e tem como objetivo verificar a aderência do Repositório Institucional (DSpace) da Universidade Federal da Paraíba aos princípios orientadores FAIR.
Presidente - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS
Interno - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA