PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: EMANUEL MOREIRA FERREIRA

DISCENTE: EMANUEL MOREIRA FERREIRA
DATA: 13/09/2013
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: Educação corporativa: ferramenta de impulsão motivacional no setor bancário na cidade de João Pessoa-PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação Corporativa; Motivação; Empresa; Funcionário.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Nossa investigação teve como foco a análise da política de Educação Corporativa, com o intuito de conhecer a sua contribuição como ferramenta de impulsão motivacional, mais precisamente em relação aos funcionários do setor Bancário na cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, contando com a participação de bancários das maiores instituições bancárias atuantes na capital do estado da Paraíba, os quais foram entrevistados em seus postos de trabalho, no período de 01 a 15 de agosto de 2013. Foi realizada também uma vasta pesquisa bibliográfica que embasou toda a dissertação, podendo ser destacados os postulados e teorias de diversos autores, como Marisa Eboli (1999, 2004, 2005), que trata das nuances da Educação Corporativa; Hugo Assmann (2005), que discursa sobre a aprendizagem na pós-modernidade e o papel da Tecnologia da Informação no processo ensino-aprendizagem; Bergamini (2008), que traz em sua obra um estudo aprofundado sobre a motivação; e Starec (2012), que fez um estudo sobre os reais benefícios da Educação corporativa; entre outros. Complementarmente, foi necessário fazermos uso de outras ferramentas, como Análises Diacrônica, do Discurso e da Conversação, as quais nos levaram a entender que a Educação Corporativa pode ser usada para a retenção de talentos, elevação do nível motivacional e melhoria de resultados nas organizações. Finalmente, as análises permitiram confirmar a hipótese levantada na gênese da investigação que deu origem a essa dissertação, que a Educação Corporativa pode e deve ser usada como uma ferramenta de impulsão motivacional.

Presidente - 840.935.444-68 - MARIA DAS GRAÇAS VIEIRA - UFPE
Interno - 338068 - MARISETE FERNANDES DE LIMA