PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: EMERSON DIEGO DA COSTA ARAUJO

DISCENTE: EMERSON DIEGO DA COSTA ARAUJO
DATA: 27/09/2013
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: Implantação do Sistema Integrado de Gestão (SIG) na UFPB: um estudo de caso
PALAVRAS-CHAVES: ERP. SIG. UFPB. Tecnologia da Informação. Relatório Técnico.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A tecnologia da informação tornou-se um fator crítico de sucesso para as empresas cada vez mais dependentes de informações. Esse trabalho tem como objetivo principal relatar a experiência de implantação do ERP[1], de nome SIG[1], adquirido junto à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Universidade Federal da Paraíba. O SIG é composto de três principais sistemas: Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas(SIGAA), Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contrato(SIPAC), Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos(SIGRH) e do Sistema Integrado de Administração(SIGAdmin), que suporta os sistemas mencionados. Cada um contém diversos módulos, desenvolvidos para suportar os processos de negócios administrativos e acadêmicos de uma instituição. Esse trabalho também relatará os métodos que foram confeccionados, com base em padrões de melhores práticas, para dar eficácia e eficiência ao programa de implantação. Os principais problemas enfrentados serão expostos, assim como as vantagens e as desvantagens provenientes da implantação. Com os módulos já implantados, a UFPB já é capaz de dar mais agilidade a alguns processos necessários para suportar as atividades fins da instituição, e também utilizar uma ferramenta completa, capaz de ajudar na tomada de decisões por parte da alta administração e aos gestores e, assim, influenciar, de forma positiva, dentro do contexto de uma maior agilidade e transparência administrativa de processos acadêmicos e dos que os suportam, na vida de milhares de pessoas que, de algum modo, estão relacionados à instituição.

Interno - 1549249 - CARLO GABRIEL PORTO BELLINI
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS