PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: HARRISSON EMANUEL GRIGORIO DA SILVA

DISCENTE: HARRISSON EMANUEL GRIGORIO DA SILVA
DATA: 10/03/2014
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: A influência das estruturas históricas socioculturais brasileiras no processo de avaliação de desempenho profissional do serviço público. Estudo de caso Na Universidade Federal da Paraíba.
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação de Desempenho. Cultura Administrativa Brasileira. Serviço Público.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: O presente estudo teve, como objetivo principal, estudar as implicações dos elementos socioculturais da burocracia estatal brasileira no processo de avaliação de desempenho profissional dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa tem embasamento teórico em estudos que versam sobre a ideal burocracia Weberiana, das características que marcaram a constituição do aparato administrativo brasileiro, das tentativas de reforma administrativa empreendidas pelo governo nacional ao longo dos anos e ainda da sistemática de avaliação de desempenho profissional do servidor público. Quanto ao caminho metodológico, foi utilizada uma abordagem qualitativa na realização de uma pesquisa de campo que utilizou o recurso do estudo de caso. A investigação, que também contou com um suporte documental e bibliográfico, foi desenvolvida com um grupo de servidores técnico-administrativos da UFPB. Os dados foram coletados por meio da realização de entrevistas guiadas por roteiro semi-estruturado e foram analisados a partir da técnica da análise do discurso. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o processo de avaliação de desempenho atualmente aplicado aos servidores técnico-administrativos da UFPB está sendo intensamente influenciado pela manifestação de traços políticos socioculturais típicos da constituição do aparato administrativo público brasileiro. Foi possível diagnosticar que esses traços, que estão impregnados no comportamento dos servidores bem como em ações da instituição, têm instigado baixos níveis de conhecimento, interesse, compreensão e comprometimento por parte dos servidores e têm afetado substancialmente as possibilidades de a instituição poder utilizar o processo de avaliação de desempenho como uma ferramenta gerencial efetiva. Finalmente, com a intenção colaborativa no sentido de minimizar os problemas diagnosticados no estudo, sugere-se, à instituição pesquisada, algumas ações práticas para o aperfeiçoamento da sistemática de avaliação de desempenho aplicada.
Externo ao Programa - 2285466 - ANIELSON BARBOSA DA SILVA
Interno - 415131 - CELIA CRISTINA ZAGO