PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: MARILLIA GABRIELLA PORFIRIO DUARTE

DISCENTE: MARILLIA GABRIELLA PORFIRIO DUARTE
DATA: 01/07/2014
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: A relação entre a evasão escolar e a gestão universitária: o caso da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Evasão Escolar. Ensino Superior. Evasão na UFPB.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: Partindo do princípio de que a evasão é um fenômeno macrossocial, abrangente, internacional, heterogêneo e provoca impactos negativos nos indivíduos, na sociedade e particularmente na gestão universitária. Este fenômeno do qual não existe ainda uma maneira eficiente de combate, deve-se então minimizar as taxas de evasão nas IES. De modo que, a presente pesquisa voltou-se para o estudo da evasão escolar nos cursos de graduação presencial do ensino superior da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e assumiu o seguinte objetivo geral: Identificar como vem se manifestando a evasão escolar na UFPB no período de 2007 a 2012 e quais os seus impactos na gestão universitária? O presente estudo se classifica como um tipo de pesquisa qualitativa, quantitativa e descritiva. Utilizou-se de métodos mistos, como: entrevistas com questões abertas e estruturadas, gravação de áudio, como também usou métodos estatísticos descritivos, inferenciais e variáveis de estudos como às taxas de evasão, ano, investimentos, prejuízos e análise dos dados, foram utilizados as médias, percentagens, desvio padrão e coeficiente de variação. Classificando-se como uma pesquisa longitudinal retrospectivo. Para a amostra de dados foram entrevistados onze gestores da UFPB e para a análise dos dados as entrevistas foram tabuladas e categorizadas, como também se utilizou da análise de conteúdo. Como resultados da pesquisa, foi possível identificar e classificar as perdas provocadas pela evasão entre prejuízos econômicos e sociais, destacadas pelos gestores da UFPB no período REUNI. No caso das perdas econômicas foi em torno de R$ 415.032.704,52, limitando o orçamenta da universidade. Quanto às perdas sociais identificou-se que a UFPB não cumpriu a sua função de formar pessoas qualificadas para o mercado de trabalho.
Externo à Instituição - DIETMAR PFEIFFER
Presidente - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES