PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: VIVIANE LIMA DA CUNHA

DISCENTE: VIVIANE LIMA DA CUNHA
DATA: 11/07/2014
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: Novas tecnologias e socialização do conhecimento: um estudo de caso na Biblioteca Central da UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Bibliotecas universitárias; Socialização do conhecimento; TIC’s; Comunicação científica.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: As tecnologias da informação e comunicação, quando utilizadas efetivamente, podem promover de forma significativa a consolidação das bibliotecas universitárias como instituições comprometidas com a produção e a socialização do conhecimento, contribuindo para a formação de alunos, o desenvolvimento da pesquisa e a preservação da memória institucional através da manutenção de seu acervo no ambiente digital. Nesse novo cenário, proporcionado pelas TIC’s, a demanda é cada vez maior por informações e as bibliotecas, para alcançar seus objetivos e manter sua relevância, necessitam utilizar de forma satisfatória os recursos humanos e financeiros disponíveis na organização. Aumento da produtividade, comunicação em tempo real, facilidade para recuperar e disseminar a informação são apenas algumas das possibilidades proporcionadas pelas novas tecnologias no ambiente acadêmico. Nessa perspectiva, esta pesquisa buscou investigar como a Biblioteca Central da UFPB, a partir da implementação das TIC’s e dos instrumentos tecnológicos disponibilizados pelo IBICT no gerenciamento dos serviços oferecidos, contribui para o processo de socialização do conhecimento científico na universidade. No aspecto metodológico, a pesquisa é caracterizada como um estudo de caso de caráter qualitativo e descritivo. Os dados foram obtidos através de fontes bibliográficas e documentais, como também por meio de entrevista semi-estruturada, a qual permitiu conhecer a visão dos sete gestores - ligados à Divisão de Processos Técnicos; à Divisão de Serviços aos Usuários e à Direção da BC - sobre o tema pesquisado. Para sistematizar e analisar os dados, recorreu-se ao método de análise de conteúdo. Diante dos resultados obtidos, concluímos que a BC/UFPB direciona ações voltadas à socialização do conhecimento, no entanto, a instituição ainda não atua efetivamente nessa dimensão, pois apenas o emprego das TIC’s não é suficiente para o alcance desse objetivo. Essa nova configuração exige da BC o direcionamento de suas ações não apenas aos aspectos relacionados à gestão do acervo. Implica, principalmente, o desenvolvimento de políticas de fortalecimento do seu papel de provedora de acesso à informação, atuando na socialização do conhecimento e, assim, cumprindo sua missão de oferecer suporte informacional aos programas de ensino, pesquisa e extensão da UFPB.
Presidente - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Interno - 141.298.684-20 - MARIA GORETE DE FIGUEIREDO - UFPB