PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JONATHA VIEIRA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JONATHA VIEIRA DE SOUSA
DATA: 11/06/2014
LOCAL: MPGOA/UFPB
TÍTULO: “DIFUNDINDO DIREITOS, COLETIVIZANDO JUSTIÇA?”: A GESTÃO DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO MINISTÉRIO PÚBLICO DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Gestão da aprendizagem organizacional; Formação continuada; Educação ao longo da vida; Espaços virtuais de aprendizagem; Ministério Público da Paraíba.
RESUMO: O século XX é um marco na trajetória de criação e desenvolvimento de políticas, estratégias e espaços do saber em ambientes organizacionais, sobretudo para acompanhar o processo de globalização em curso e que afeta relações de diversos tipos, sejam econômicas, políticas, sociais, culturais ou de aprendizagem. Nesse contexto, esta pesquisa busca compreender a gestão da aprendizagem organizacional (formação continuada) no Ministério Público da Paraíba (MPPB), fundamentando-se na seguinte questão: como se estrutura a gestão da aprendizagem organizacional no Ministério Público da Paraíba? Em termos metodológicos, a pesquisa classifica-se como empírica ou de campo, subsidiada pela abordagem qualitativa, do tipo documental e descritivo, utilizando-se de questionário e entrevista como instrumentos de coleta de dados, sistematizando a organização e a interpretação dos resultados à luz da análise de conteúdo. Procuradores e Promotores de Justiça que atuam na capital e no interior do Estado compõem os sujeitos da pesquisa, a quem se busca informações relevantes acerca da formação continuada a qual são submetidos. Compreender as perspectivas do fenômeno no contexto da realidade organizacional, mapeando as possíveis sugestões na gestão da formação continuada do Ministério Público da Paraíba, desdobra-se como o principal desafio da pesquisa, principalmente porque tudo isso tem articulações com a própria natureza do MPPB, no sentido de cada vez mais aprimorar os serviço prestado à sociedade.
Presidente - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB
Interno - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND