PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JOAO PAULO RODRIGUES DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAO PAULO RODRIGUES DO NASCIMENTO
DATA: 29/08/2014
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório MPGOA
TÍTULO: Os desafios da institucionalização do ensino superior na modalidade a distância: a visão dos gestores de uma instituição federal
PALAVRAS-CHAVES: Educação a Distância. Ensino Superior. Institucionalização.
PÁGINAS: 114
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente estudo apresenta as especificidades da Educação a Distância (EaD) que se constituem em desafios para que essa modalidade de ensino institucionalize-se nas Instituições de Ensino Superior. Para atingir esse objetivo, a pesquisa foi desenvolvida em duas fases: na primeira etapa foi realizado um levantamento dos gestores acadêmicos que estão associados aos cursos de graduação em oferta numa determinada Instituição Federal, traçando um perfil destes por meio da identificação dos cargos que exercem, unidades de lotação e tempo de serviço. A segunda fase foi operacionalizada mediante aplicação de entrevistas in loco com os gestores, escalados conforme suas unidades de lotação e respectivas disponibilidades, para posterior análise do discurso destes, considerando as premissas teóricas de Foucault (1996) e Porto (2010), apontando nas falas dos participantes os aspectos que desafiam a estabilização do ensino a distância. Dessa forma, o presente estudo assumiu uma natureza qualitativa, por meio de uma pesquisa participante, considerando uma amostra não probabilística intencional. Paralelamente, a partir de uma pesquisa documental, são apresentados alguns elementos conceituais da Teoria Institucional, fundamentada nas abordagens de estudiosos como Dimaggio e Powell (1983), Meyer e Rowan (1997), dentre outros; cujo escopo configura-se no fato de que as instituições estabelecem ações que legitimam o anseio coletivo de seus agentes, tendo por base as condutas sociais aceitas no ambiente, promovendo uma atmosfera de relativa segurança frente às incertezas existentes no universo global. No mesmo raciocínio, foi exposto o regime operacional da EaD no cenário brasileiro atual, a partir das ideias de Belloni (2003), Assman (2005), Novais e Fernandes (2011) e outros especialistas; confrontando as abordagens com as políticas estabelecidas nos programas governamentais que modelam e fomentam a modalidade de ensino junto às instituições e o modo como esses programas interferem nas diretrizes institucionais. Os resultados deste estudo apontam que o processo de institucionalização ainda se encontra num estágio embrionário, embora se reconheçam os esforços dos gestores acadêmicos em compreender a importância da modalidade a distância para o momento atual, com a inserção das tecnologias de informação e comunicação. Nessa perspectiva, é fundamental repensar os aspectos que assegurem a continuidade das ações, redesenhando procedimentos e processos acadêmico-administrativos, de modo que estes se adéquem aos padrões de qualidade que condicionam a consolidação da Educação a Distância.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Célia Maria de Araújo
Presidente - 840.935.444-68 - MARIA DAS GRAÇAS VIEIRA - UFPE
Interno - 141.298.684-20 - MARIA GORETE DE FIGUEIREDO - UFPB