PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: FELIPE RAMOS FEITOZA

DISCENTE: FELIPE RAMOS FEITOZA
DATA: 10/08/2021
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: USO DE CHATBOT COMO PARTE DO ATENDIMENTO NO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Atendimento ao público. Automação de processos. Chatbot. Inteligência Artificial.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Planejamento em Ciência e Tecnologia
RESUMO: No cenário em que as organizações se reaproximam dos usuários através de chatbots, melhorar a qualidade do atendimento dos serviços públicos continua sendo um grande desafio para a Administração Pública Brasileira. Nesse sentido, a Universidade Federal da Paraíba, norteada por princípios legais, buscou na aplicação de um Assistente Vitual Conversacional aperfeiçoar sua atuação de atendimento ao público. Essa pesquisa através de dados bibliográficos e documentais embazou o objetivo de realizar o mapeamento e a análise de uma proposta de automação do processo de Atendimento ao Público na Direção do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Para a escolha de dez plataformas de chatbot a serem estudadas, cinco foram escolhidas aleatoriamente no Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots do Mobile Time e as outras cinco foram escolhidas por se destacarem no mercado ou por serem marcas conhecidas. Dessas dez, apenas cinco atenderam aos requisitos solicitados. Através da análise multicritérios submetidas a essas cinco plataformas foi escolhida a Plataforma Neoron para desenvolvimento do Chatbot Cecílio, nome dado ao Assistente Virtual que possibilitará um atendimento mais rápido, pessoal, centralizado, seguro, eficiente, eficaz e efetivo ao público alvo da Secretaria Geral do centro de ensino.
Presidente - 7337126 - MIGUEL MAURICIO ISONI
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS