PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: ANA CLECIA DE MEDEIROS DINIZ

DISCENTE: ANA CLECIA DE MEDEIROS DINIZ
DATA: 05/09/2014
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: A gestão do conhecimento na área de gestão de pessoas da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Gestão do conhecimento; Métricas; Avaliação do conhecimento organizacional; Método organizational knowledge assessment (OKA).
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: A pesquisa estuda como se exerce a gestão do conhecimento no contexto da PróReitoria de Gestão de Pessoas (Progep) de uma instituição federal de ensino superior, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A estratégia da pesquisa exploratória é quantiqualitativa, com enfoque descritivo e analítico, baseado em estudo de caso, a partir do método Organizational Knowledge Assessment (OKA), desenvolvido pelo Banco Mundial. Realiza-se o diagnóstico da gestão do conhecimento, discutindo os seus conceitos, identificando aspectos, e processos vigentes, mensurando-se o estágio de maturidade, interpretando as métricas existentes, e considerando as dimensões “Pessoas”, “Processos” e “Sistemas”. A pesquisa envolveu quatro fases: análise documental, entrevistas com dirigentes, aplicação do método OKA e análise dos resultados. Aplicou-se um questionário contendo 199 questões com métricas para análise de 14 dimensões. O campo amostral compõem-se de 24 gestores, dos quais, treze responderam ao questionário na forma mista. Os resultados foram sistematizados e interpretados; e apresentados por meio de diagrama do tipo radar, com a visão geral da organização (média das pontuações obtidas com as respostas de todos participantes da pesquisa) e pontuação associada à cada dimensão. Em 43% das dimensões analisadas evidenciou-se um alinhamento conceitual entre os altos gestores (AG) e os gestores intermediários (GI). As dimensões relacionadas ao elemento Pessoas alcançaram maior pontuação (20,02) no radar dos GI, sendo esta considerada mediana no contexto do OKA, e a média no radar dos dois grupos a pontuação obtida foi alta (22,38). As dimensões relativas aos elementos Processos e Sistemas apresentaram menor produtividade em práticas de gestão do conhecimento ao obter pontuação mediana no elemento Processos (16,7) para os GI e alta (21,56) para os AG. E aquelas referentes a Sistemas obtiveram pontuação mediana (16,2) para os GI, alta (23,07) para os AG e mediana (19,65) para a média de ambos - com exceção das pontuações altas obtidas no elemento Pessoas (24,72) e Processos (26,44) demonstrados no radar gerado pelos AG. Registra-se, ainda, que a falta de um programa institucional de gestão do conhecimento impactou deficitariamente, nas dimensões analisadas por meio do OKA, no âmbito da Progep.
Interno - 2319557 - EDSON CARVALHO GUEDES
Presidente - 141.298.684-20 - MARIA GORETE DE FIGUEIREDO - UFPB