PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: DANIEL LIMEIRA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL LIMEIRA DOS SANTOS
DATA: 30/09/2014
HORA: 10:00
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: formando policiais militares para o exercício da profissão em uma sociedade democrática.
PALAVRAS-CHAVES: .Cultura Organizacional. Aprendizagem Organizacional. Competências. Estado Democrático de Direito. Polícia Militar.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: .Há aproximadamente duas décadas, a preocupação com a segurança pública no Brasil tem aumentado consideravelmente. Desde o início das discussões sobre esse tema, as polícias militares tem sido o principal alvo das críticas, passando também a despertar o interesse nos círculos acadêmicos, que têm resultado em diversos trabalhos de pesquisa. Essas Instituições têm sido consideradas pela mídia, e outros segmentos da sociedade, inadequadas e incompetentes para atender às demandas do Estado Democrático de Direito. As críticas recaem, principalmente, sobre sua estrutura militar e a formação de seus integrantes, considerada de baixa qualidade e imprópria para a tarefa de polícia a elas delegada. Visando construir uma cultura de formação moderna, padronizada, e compatível com as demandas de uma sociedade democrática, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) idealizou e elaborou a Matriz Curricular Nacional (MCN), com sua primeira versão disponibilizada ao público especializado a partir do ano de 2003. Desde então, a MCN foi sendo sistematicamente adotada como referencial teórico-metodológico nas academias e centros de formação em diversas polícias militares do país. Dentre as propostas da MCN, está o desenvolvimento de competências profissionais entendidas pelos seus idealizadores como cruciais para tornar a formação dos profissionais de segurança pública compatível com as exigências de uma sociedade regida por um Estado Democrático de Direito, estabelecendo-as como parâmetros para a estruturação curricular dos cursos de formação nessa área. A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar o desenvolvimento das competências propostas pela Matriz Curricular Nacional na formação do policial militar paraibano em função de sua contribuição para torná-los aptos ao exercício de sua profissão no contexto de uma sociedade democrática. Considerando que o desenvolvimento dessas competências consiste em um processo de aprendizagem organizacional, e implica em mudanças na cultura tradicional de formação dos policiais militares, e, por consequência na própria cultura organizacional da Corporação, foi estabelecido como marco teórico os conceitos de Cultura e Aprendizagem Organizacional produzidos por diferentes autores da área. Foram discutidas também as Diretrizes da MCN, bem como realizada uma revisão de literatura de trabalhos produzidos sobre a formação do policial militar. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, através do emprego do método de Análise de Conteúdo na manipulação e interpretação dos dados, que foram coletados por meio de entrevistas, envolvendo vinte participantes, integrantes do corpo docente, discente, e técnico-pedagógica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338068 - MARISETE FERNANDES DE LIMA
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Interno - 1514367 - RITA DE CASSIA DE FARIA PEREIRA
Externo ao Programa - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO