PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: MARJORIE ROSIELLE SILVA DO AMARAL

DISCENTE: MARJORIE ROSIELLE SILVA DO AMARAL
DATA: 26/09/2014
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: Disseminação Seletiva da Informação no contexto da Gestão Aprendente: proposta de um modelo digital integrado ao SIGAA na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
PALAVRAS-CHAVES: .Disseminação Seletiva da Informação. Informação – conceito. Serviço de informação
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: .Apresenta as peculiaridades da Disseminação Seletiva da informação, serviço que contribui para o compartilhamento de conteúdo informacional personalizado, considerando a importância da informação, vista como elemento chave da sociedade contemporânea e que inspira desafios para sua gestão. Seu objetivo principal foi propor um modelo de Disseminação Seletiva da Informação integrado ao SIGAA na UFRN com vistas a contribuir para que os docentes tenham informações atuais e relevantes ao seu dispor e fortaleçam o processo construção do conhecimento dos indivíduos que a demandam. O recorte temporal feito na literatura para o desenvolvimento desta pesquisa compreendeu o período de 1975 a 2014, permitindo a partir da sua apreensão conceitual, melhor entendimento do processo de disseminação de informações para uma aplicabilidade eficaz da ação proposta. Para tanto, a pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa sendo classificada como do tipo exploratória e realizada por meio de uma estratégia metodológica de pesquisa social, a pesquisa-ação. Foram realizadas entrevistas com a Direção do Sistema de Bibliotecas e com a Superintendência de Informática da UFRN, com o intuito de coletar informações e formar parcerias para o desenvolvido do serviço. Foram aplicados questionários com os docentes coordenadores das bases de pesquisa do CERES/UFRN para identificar se estes indivíduos sentiam dificuldades em localizar materiais informacionais sobre suas áreas de pesquisas e se consideravam o serviço relevante para a instituição. Quanto aos seus resultados, as pesquisas revelaram que a maioria dos docentes sente alguma dificuldade para localizar artigos bem como dissertações e/ou teses e classificam a criação do serviço como extremamente relevante para a UFRN. Assim, pesquisa-ação permitiu a construção participativa das 3 primeiras etapas fundamentadas em Souto (2010), que foram a realização do diagnóstico do processo de disseminação de informações no âmbito da UFRN, a definição da política do serviço e a realização do planejamento da estruturação do serviço no SIGAA. Foram criados os protótipos das interfaces gráficas do usuário, para demonstrar como o serviço será disponibilizado no sistema. Deste modo, a pesquisa-ação permitiu a construção participativa de um modelo de Disseminação Seletiva da Informação para ser implementado no SIGAA. Finaliza, refletindo sobre a necessidade de fomentar esse tipo de serviço no âmbito de unidades de informação universitárias, uma vez que este potencializa a recuperação, a difusão e o uso da informação, em especial, a de natureza técnico-científica, possibilitando com que os docentes tenham informação atual e relevante ao seu dispor.
Externo à Instituição - FERNANDO LUIZ VECHIATO
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS